BURN = queima + OUT = exterior
É também chamada de síndrome do esgotamento profissional e tem a ver com a dedicação exagerada à atividade profissional, culminando com o desejo de ser sempre o melhor no que faz e querer demonstrar o mais alto desempenho em tudo.

Profissionais mais atingidos: professores, bancários, taxistas, controladores de tráfego aéreo, engenheiros e músicos, parecem ter mais tendência ao burnout do que outros profissionais. Além de: psicólogos, carcereiros, assistentes sociais, comerciários, atendentes públicos, funcionários de departamento pessoal etc.
Enfim, profissionais que interagem de forma ativa com pessoas, que cuidam ou solucionam problemas de outras pessoas, que obedecem técnicas e métodos exigentes, fazendo parte de organizações de trabalho submetidas à avaliações.
Dando ênfase a burnout de professores, ela se inicia com uma exaustão física e emocional que começa com um sentimento de desconforto e pouco a pouco aumenta à medida que a vontade de lecionar gradualmente diminui, há ausência de alguns fatores motivacionais como energia, alegria, entusiasmo, satisfação, interesse, vontade, sonhos para a vida, ideias, concentração, autoconfiança e humor.
O que pode ser feito para amenizar os sintomas: realizar atividades de relaxamento; organizar o tempo e decidir quais são as prioridades; seguir dieta equilibrada ou balanceada e fazer exercícios;discutir os problemas com colegas de profissão e procurar ajuda profissional na medicina convencional ou terapias alternativas.
Alguém já ouviu falar dessa síndrome?? Aconteceu com alguém???
bjokasssssssssssssssssss
nossa, ja ouvir falar de pessoas que sao obsecadas pelo trabalho, que esquecem dos familiares etc.. mas conheço pessoas com esses sintomas burnout,suas postagens sheylinha sempre otimas nos despertando curiosidade e conhecimento.
ResponderEliminarbjokasssss amiga
Oi Sheyla, os sintomas dessa síndrome andam cada dia mais comuns, infelizmente!
ResponderEliminarBeijos
Oi Sheyla,conheço vários casos relacionados a sindrome de
ResponderEliminarBURNOUT, trabalhei em uma empresa de call center e muitos colegas foram afastados de suas atividades devido a esse problema.Muito legal o post,pois auxilia a identificar os sintomas da Sindrome de BURNOUT,orientar amigos, colegas e familiares.
Bjs
Alexsandro Andrade.
Olá Sheyla, adorei o blog e já estou te seguindo!!!
ResponderEliminarJá ouvi falar sim, no curso tecnico em enfermagem a gente tem uma cadeira de psicologia e essa síndrome a gente viu sim.
Xeros e obrigada pela visita!!!
Credooooo!!! Eu tô com isso!!! Me encaixo num monte de sintomas...
ResponderEliminarAmei seu blog e já estou seguindo....
E muito obrigada pelos elogios as minhas mãos...rsrs
Bjussss...
http://almaruiva.blogspot.com/
Querida, tenho certeza que os profissionais de telecomunicações e os tecnologia da informação sofrem dessa "síndrome do pânico profissional" !
ResponderEliminarEu vivencio 30 anos de TI dos quais 12 anos de telecomunicações, dos quais 6 anos sendo responsável pela emissão de milhões de reais em faturas das contas de telefone dos clientes a nivel Brasil. Dormir? o que era isso? Um dia de trabalho sem stress, isso existe? Agendas cumpridas conforme o planejado? será que é possível, por melhor que seja em gestão de tempo e de prioridade! De verdade é uma escola, mas sabe como eu consegui virar o jogo dessa síndrome? ProjetandoPessoas! rsrsrs criei o blog para compartilhar vivências e repensar a vida! bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//
Obrigada pela presença no Blog Luz!! Fique sempre a vontade!!
ResponderEliminarPor aqui eu fico também!!
Tenha um Belo Fim de Semana!!
Paz e Luz!!
Oi querida,o que mais gosto em ter meu blog é esse retono de vcs....cada postagem que coloco,penso muito em vcs, faço com amor....e adoro que tenho retorno....adoro tocar as pessoas, assim como as mensagens me tocam...bjs no coração!
ResponderEliminarSheila
ResponderEliminarMuito estressante esse post rsrsrsrsrs e eu sai do banco antes que isso me atacasse.
bjs
Pessoas
ResponderEliminarObrigada pelos excelentes comentários e pela visita no DM.. Voltem sempre!!!
bjokas a todasssss