Olá, pessoas do bem!
A dieta nórdica ou viking é uma versão escandinava para a dieta mediterrânea, com alimentos adaptados para o clima de países como a Dinamarca, Suécia e Noruega que proporciona alguns benefícios similares às comidas consumidas pelos gregos, italianos e espanhóis. 

Os destaques desta alimentação são frutas, vegetais, peixes e alimentos integrais e fontes de gorduras boas, evitando bebidas açucaradas e alimentos com conservantes. Com muitos sucos de frutas e alimentos orgânicos, seus benefícios ajudam a baixar os níveis de colesterol ruim, LDL e aumenta o bom, HDL.  
Alguns  alimentos que compõem a dieta e seus benefícios, são:
  • Peixes de águas frias
Prefira peixes como o salmão, o arenque e o bacalhau, pois são ricos em ômega 3, que auxilia a diminuir o colesterol ruim, previne doenças cardiovasculares, melhora as funções cerebrais e evita a degeneração da mácula, a estrutura do globo ocular. Coma algum tipo destes peixes cerca de três refeições por semana.

  • Frutas vermelhas
Morango, amora, blueberry, cranberry, contém flavonóides que tem ação antioxidante e anti-inflamatória, que combate o envelhecimento celular, protege o sistema cardiovascular e melhora a circulação sanguínea, evitando a retenção de líquidos e ajuda a atenuar a celulite. Inclua em sua alimentação 3 vezes por semana.

  • Repolho e outros vegetais (Brócolis, Couve e Couve Flor)
Seu consumo ajuda a eliminar as toxinas do organismo, favorece o trabalho do fígado e é um anticancerígeno. Não consuma o repolho cru, pois pode ser negativo para a tireóide.

  •  Centeio, arroz, aveia, cevada e massas integrais
Alimentos integrais, como o arroz e as massas, são bons porque preservam todas as estruturas do grão, como proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Eles também ajudam no emagrecimento, pois proporcionam saciedade, já que a digestão dos integrais é mais lenta. O consumo de alimentos integrais acompanhado de verduras, legumes e frutas, que também são indicados na dieta nórdica, ajuda a diminuir o risco de câncer de pulmão, cólon e reto, estômago, boca, faringe e esôfago.
  • Carnes brancas
Além de estimular o consumo de peixe, a dieta viking também incentiva a comerem outras carnes brancas e a diminuir a ingestão da vermelha. A carne vermelha possui muita gordura saturada que por sua vez favorece o aumento do colesterol, principalmente do ruim, o LDL, aumenta o risco de câncer do intestino e doenças cardíacas.
  • Óleo de colza
Na alimentação dos povos escandinavos o azeite não está tão presente, por isso sugere o consumo do óleo de colza, que é rico em ômega 3 e 9. O ômega 9 ajuda a controlar o triglicerídeos, diminui o colesterol ruim, LDL, e melhora a resposta a insulina. Caso não encontre este óleo, pode substituí-lo pelo de canola que conta com benefícios similares.
Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/listas/16970-dieta-nordica-como-fazer-alimentos-permitidos-e-mais

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15 Comentários

  1. Respostas
    1. Meu amigo, vamos viver 1000 anos com todoa essa vida saudável! hahaha
      Bjos

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  2. bacana essa dieta, tem msm muito coisa bacana nela, td esses vegetais e cereais

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

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  3. Oi Sheyla,
    Embora eu esteja precisando bastante de uma dieta, esta não pode ter carne, pois sou vegetariana.
    Beijos

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    1. Aynn, Betty que coisa boa, eu quase nunca como carne vermelha. hahah Mas não sou vegetariana, é porque não gosto mesmo.
      Mil bjoss

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  4. Adorei conhecer mais dessa dieta. Ela parece ser maravilhosa.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
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    Até mais, Emerson Garcia

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  5. Me ha gustado conocer más sobre esta dieta.

    Besoshttps://desedayrosa.blogspot.com

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  6. Adorei essa dieta! Meus alimentos preferidos estão nessa lista e dá para fazer pratos deliciosos.

    Grande beijo, Franci.
    www.delirioscotidianos.com

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  7. Amei essa sugestão de dieta, Sheyla. Os pratos parecem ser deliciosos e ela parece ser fácil de seguir!

    www.kailagarcia.com

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    1. Que bom que vc gostou, eu tb adorei!! Vou tentar segui-la um pouco hahaha
      Bjoss

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  8. Essa dieta é muito interessante, Sheyla! Tem muitos alimentos que eu gosto, alguns deles já estão no meu cardápio, e dá pra montar pratos bem gostosos. Não conheço o óleo de colza. Adorei o post!

    Um beijo!
    www.heymaria.com.br

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  9. Pois é, nem eu, nunca ouvi falar desse óleo hahaha Que bom que gostou do post!
    Bjoss

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Olá!
Fico feliz com sua visita e não saia sem deixar seu comentário.
Bjokas,Sheyla.

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