Ferro x Anemia



Hola, personas
Vou falar sobre o ferro, esse mineral essencial para o funcionamento das células e do metabolismo energético, transportando o oxigênio para o músculo em atividade e contribuindo  para a produção de colágeno e elastina. O organismo recebe ferro de duas formas, pelos alimentos ingeridos ou pela liberação dele para ser reutilizado pelo organismo.
Um indivíduo saudável tem 4 a 5 gramas de ferro. É um dos principais componentes da hemoglobina, pigmento das células vermelhas do sangue, sua falta produz menos células vermelhas, caracterizando o quadro de anemia.
O ferro é bom para o coração, pois estão presentes no miocárdio e responsável pela boa oxigenação deste músculo; ajuda a melhorar a imunidade; fornece energia; é bom para pele, pois tem colágeno e elastina; melhora a capacidade cognitiva e de aprendizado; melhora à resistência a infecções.
Sua deficiência pode causar apatia, irritabilidade, sonolência excessiva, redução da capacidade de aprendizado, tonturas e falta de ar. O cálcio é uma substância que interfere negativamente na absorção de ferro, por isto, evite o consumo de alimentos ricos com este nutriente.
As principais fontes de ferro, são carnes vermelhas, fígado, peito de frango, ostras, mariscos, leguminosas, como feijão e lentilha, vegetais verde-escuros, como couve, agrião, espinafre e rúcula, grão integrais, como arroz e cereais, abóbora cozida, vagem, pistache, uva passa e tofu.
Assim, para inibir a absorção do ferro no organismo, evite o consumo de queijo, leite, iogurte entre outras fontes de cálcio; como também, o consumo de fibras, como pães e massas integrais, café, chá preto ou chá mate na mesma refeição rica em ferro.
Estou com essa deficiência de ferro e olhe, é uma canseira, um sono eterno,  que dá, parece que a gente já acorda cansada e sem disposição para nada.

Mil beijos e até a próxima!

11 comentários:

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  3. Oi Sheyla, eu estava com deficiência de ferro nessa última gravidez e não tinha coragem para fazer nada. Tomei vitaminas e suplementos de ferro até o fim da gravidez. :) Ótimo post. bj

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  4. Confesso que sou bem desligada sobre esses assuntos, deveria pesquisar e saber mais. Amei seu post, Sheyla!

    www.kailagarcia.com

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  5. Oi Sheyla,
    Eu sou vegetariana e não tenho deficiência de ferro, mas como feijão todos os dia (não amo de paixão, mas me obrigo a comer) e como bem verduras e legumes escuros.
    Minha filha teve falta de ferro, mas ela só come carne branca e este foi o motivo.
    Espero que vc supere o problema logo.
    Beijos

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  6. obrigado minha querida :D espero que gostes muito, muito :D

    Ótimo post. Estas informações são importantíssimas!

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  7. oh, me lo apunto!
    Te espero por mi nuevo post corazón, mil besos!
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  8. Muy buen post!
    Saludos
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  10. sempre como mts leguminosas e folhas verde escuras que sao ricas em ferro, tem que ficar de olho msm pra nao ter anemia

    www.tofucolorido.com.br
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  11. Quando era pequena tive essa deficiência de ferro, Sheyla, é bem ruim mesmo. Hoje em dia tento balancear minha alimentação pra que nunca tenha isso por falta de ingestão de ferro de novo. Muito informativo, o post. Espero que você melhore logo!

    Um beijo!
    Hey, Maria! | Fanpage

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Olá!
Fico feliz com sua visita e não saia sem deixar seu comentário.
Bjokas,Sheyla.

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