Síndrome de Dorian Gray



Olá, meus amores
Hoje vou abordar um tema bem atual, que é a resistência em envelhecer, o medo extremo de que o corpo se deforme com o passar dos anos e a busca pela juventude eterna, ou seja, um conjunto de sintomas que se chama Síndrome de Dorian Gray. 

O nome, como você deve ter já imaginado, vem mesmo do famoso livro "O retrato de Dorian Gray" de Oscar Wilde, que narra a história de um homem que queria alcançar a juventude eterna, e quer que o seu retrato que sofra as consequências, e não ele mesmo a sofrer o processo de envelhecimento. 
A vaidade e a aparência física têm uma grande importância no mundo atual e essa busca exagerada pelo corpo perfeito, pele perfeita e tudo mais, está gerando uma grave patologia. A síndrome foi citada no ano 2000, por um  psiquiatra,  ao notar o número de pacientes  que chegavam a seu consultório quase em estado de pânico por causa do envelhecimento. 
Esses pacientes chegavam a realizar práticas perigosas para não envelhecer, como incontáveis cirurgias, excesso de uso de botóx ou procedimentos similares, pondo em risco sua saúde.
As pessoas vítimas desta síndrome, não apenas querem permanecer com uma aparência jovem, mas também se negam a completar o amadurecimento emocional, seguem a vida como se tivessem 18 anos, comportando-se de fato, como adolescentes. 
As principais características desse comportamento, são:
  • Consumo de medicamentos para desacelerar os processos de envelhecimento ou melhorar funções que estão se perdendo;
  • Comportamento autodestrutivo;
  • Total negação do processo de amadurecimento físico e emocional;
  • Transtornos de ansiedade;
  • Distúrbios de personalidade;
Elas vivem quase sempre entre a ilusão e a frustração, imaginam que um novo procedimento irá devolver a juventude e quando se dão conta que ainda não há nada que possa transformar essa fantasia em realidade, sentem-se frustrados, e encaram isso como uma falha  do procedimento e não de sua própria percepção.
O que existe por trás desse comportamento, é o medo de se sentir rejeitada por não se enquadrar nos padrões de beleza impostos pela sociedade, e por isso, depreciam a si mesmas  dando um valor exagerado aos padrões sociais. 
No fundo, é uma rejeição de si mesma. Com isso, surge a ansiedade, chegando a ser uma situação complexa e que precisa de terapia para ser superada. 
Muita gente, se sacrifica em prol da beleza e dos padrões. Pois bem,  o que você pensa sobre isso?
 Fonte: sindrome-de-dorian-gray/


Mil beijos no coração e até breve!





10 comentários:

  1. Que post interessante acabei de fazer 30 anos, esse texto veio em uma boa hora.
    http://www.colecionandosaudades.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Sheyla muito bacana você trazer esse tipo de assunto, de fato a busca exagerada pelo corpo perfeito ou pela aparência perfeita, tem tomado níveis absurdos, e isso acaba trazendo um tanto de outros transtornos, como ansiedade, depressão etc. Nesses casos acho que o melhor a se fazer é procurar ajuda terapêutica, pra ajudar a pessoa a lidar melhor com isso.

    bjs

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
  3. Fico triste em ler isso e conhecer pessoas que sofrem dessa "síndrome".
    É um processo tão natural que não deveria incomodar. Tenho minhas olheiras com 30 anos hahahahaha, mas sou feliz.. E espero continuar assim, feliz do jeito que sou
    Amei o texto

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Nice entry, I'm here for the first time and maybe I will stay longer!
    https://clicknorder.pk online shopping in pakistan

    ResponderExcluir
  5. Eu penso que a velhice chegará para todos, por mais que se esconda e que ninguém viverá para sempre.
    Assunto válido de ser tratado. Parabéns!

    Bom restante de semana.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  6. mt bacana esse post, acho que podemos tentar melhorar sim, mas sem ficar obcecados com isso, ai vira doença msm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Oi Sheyla,
    Não conhecia o termo, mas reconheci algumas amigas neste processo, uma, em especial, aos 50 anos, virou adolescente, largou o marido, está aprendendo a surfar, mandou fazer uma tatoo, e não veste nada que não seja shorts! Acho que a fase vai passar, mas que é um espanto ver alguém em tal desepero para negar aidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Hola, muy buenas tardes.
    Que gran post, me encantó todo.
    Un besazo.
    https://www.meryofthestyle.com/

    ResponderExcluir
  9. Tenho pensado bastante sobre esse assunto. Parece que não tenho o direito de envelhecer, e tenho encontrado dificuldades com mulheres da minha faixa etária quarentonas pois elas querem viver como se tivesse vinte e isso tem se tornado irritante. Como diz meu marido você tem que conviver com as de 60, eu entendo que temos que nos cuidar mas quero viver a minha idade com suas alegrias e tristezas e não no mundo da fantasia como se tivesse vinte, até por que os meus sonhos de 20 eu não quero mais. Com amor Eliane

    ResponderExcluir
  10. Eu uso a edição de fotos para ficar mais nova, vale?😁😂🤣
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir

Olá!
Fico feliz com sua visita e não saia sem deixar seu comentário.
Bjokas,Sheyla.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...