O primeiro ano do resto de minha vida


Hola, pessoas do bem!
Hoje, dia 30 de março,  faz 1 ano que cheguei aqui em Barcelona, sem saber se iria ficar ou não e aqui estou. Quem diria? O tempo passou voando, veloz, inexorável e não tem como não olhar para traz e tentar captar tudo que passou.

Arenys de Mar - cidade onde vivo
Todos dizem que foi minha melhor escolha, pois o Brasil não anda bem (faz tempo) das pernas. Que eu sou corajosa, impulsiva, determinada, que sou isso ou aquilo... Não sei se sou nada disso.... 
Posso dizer, que nada é chique e viver na Europa tem suas desvantagens, bem... não é seu país, as pessoas têm seus costumes que nem sempre são bonitos...E suas imensas vantagens, como sair sem se preocupar com a violência ou se vão roubar seu celular; pessoas de todo o mundo ao seu lado, escutar várias línguas diferentes num mesmo dia ou na mesma hora, metrô cheio, jovem sendo jovem como em qualquer parte do mundo. 
Ver as quatro estações bem definidas; que as pessoas podem lutar pelos seus direitos de modo organizado e sem violência; que o amor é amor, os maiores de idade  andam muito a pé sozinhos ou de mão dadas com seu par (lindo); há muitos casais jovens com filhos pequenos, e mulheres maduras com seu primeiro filho.
A Siesta existe, e a partir das 14h todo o comércio das pequenas cidades fecham, as ruas ficam desertas e somente reabrem às 17 horas e todo mundo sai a rua para comprar algo ou tomar um café. 
Se eu cresci? Não sei. Se estou vendo a vida de outro jeito, sim estou. 
Só sei que agradeço muito a todos que me apoiaram e apoiam, principalmente ao meu sobrinho, David, que vive aqui há mais de 11 anos e sem ele, nada disso teria acontecido nem sido realizado; a minha família (resumindo: minha mãe, irmã e filha hahah), as quais a uma pareceu uma grande loucura e à outra uma ótima incentivadora; a minha filha, que já está aqui algum tempo e que sem ela minha vida fica sem sentido; a Antonio, que foi primordial e me ajudou a amenizar a imensa saudade, preenchendo-me com viagens, descobrindo e mostrando a cidade, ensinando a língua, a cultura e os costumes e ainda, abriu sua casa e sua família. Nunca esquecerei o quão foi e é importante para mim.
O final de ano e o começo do ano, foi a época mais difícil para mim que também juntou com o inverno, o frio, a quantidade de roupas, os dias feios e escuros, as pessoas tristes e isoladas. Dormir é uma dificuldade e tomar banho pior ainda. Nunca vivi um "inverno", pois sou do nordeste onde o ano todo é sol e calor. 
Fevereiro foi um mês longo, triste e culminou com meu aniversário, o qual foi uma merda literalmente, a saudade foi imensa, nunca me senti tão sozinha na vida, pensei em desistir de tudo e voltar para casa. Nunca chorei tanto por diversos motivos. Desidratei. Perdi meu chão, minha bússola e me vi sozinha. Mas, a vida segue adiante. Estou (re)aprendendo a caminhar sozinha.
A língua ainda é um desafio para mim, ainda que tenha aula de castelhano duas vezes na semana, gostaria de poder me comunicar melhor. 
Deixo aqui, algumas lembranças...
Sitges
Parc de la Ciutadela
El Poble Espaniol
Montserrat
Aínsa
Barcelona
Tossa de Mar
Canfranc
Cadaqués

A vida tem sido boa comigo, acho que o universo conspira a favor de quem não conspira contra ninguém, não é? 

Um beijo grande,

27 comentários:

  1. Lindos postais dessa região.
    Dificuldades existem em todo o lado Sheyla, ainda assim quando mudamos para outro país, deixamos a nossa pátria, amigos, etc.
    É de louvar a tua opção... se é que foi opção e o planeta é feito de algumas pessoas corajosas e tu estás entre essas pessoas.
    Mas, agora meio em jeito de brincadeira, então tu não aprendes o catalão?
    E... és a favor da independência? Isso aí também não anda fácil né? com alguns revolucionários... se fosse assim em todas as regiões de Espanha e de outros países, era complicado...
    Beijinho e boa Páscoa!

    Olhar d'Ouro - bLoG
    Olhar d'Ouro - fAcEbOOk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rui, foi uma opção mesmo.. mesmo, no Brasil não tinha mais emprego e cada dia piorava as coisas hahaha Obrigada pelo apoio !
      Tenho que aprender Catalão o mais breve possível, mas com calma ahahaha
      Não sei se sou a favor ou não, isso é muito sério e não tenho competência (ainda) para julgar, se é bom ou não hahaha Sim, há muita gente a favor, mas a maioria é contra e há sempre pessoas mais fanáticas do que outras, mas nada violento .
      Um grande beijo e Feliz Páscoa para você e sua família linda.

      Excluir
  2. Nossa como o tempo passou a correr, estás a viver num lugar bastante bonito
    Beijinhos
    Novo post (Decoração De Unha) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz por você ter se adaptado a um país de língua, costumes e gentes diferentes. Que você possa evoluir a cada dia. Tenho vontade de visitar a Espanha algum dia.
    Bom feriado para você!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Oie tudo bem? Sheila ter o privilégio de conhecer outras culturas, outras pessoas, outros lugares é sempre muito bom, eu tenho te acompanhado com mais frequência nesse último ano, torço por vc e sempre torci.
    Meus planejamentos futuros incluem também sair do Brasil, antes preciso criar riqueza para sair com a consciência tranquila e deixar ou não meus filhos bem, que ainda são pequenos. Tudo ao seu tempo, admiro tua coragem e quero que sinta que eu torço por você.

    Poste mais e muito mais que nós aqui do Brasil queremos saber mais dessa cultura linda!

    Beijos Monalise
    www.dividindoexperiencias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mona, que coisa boa tu me dizeres isto! Obrigada por me acompanhares e torço que você um dia possa se organizar e vir viver isto que estou vivendo. Um enorme beijo!!

      Excluir
  5. tenho amigos que moram na europa e apesar e realmente é mt melhor do que por aqui no Brasil, mt bacana esse post falando da sua experiencia de 1 ano em Barcelona

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lívia, acho que é uma escolha e uma mudança drástica que por fim, a de trazer bons aprendizados. Bjoss

      Excluir
  6. Sheila, acho que apesar das dificuldades fizeste uma ótima opção em sair daqui. Estamos sempre na insegurança física, pois não podemos andar nas ruas.Enclausurados nós, os bandidos soltos e inclusive os políticos... Lindas as fotos e desejo tuuuuuuuuuuuuuuuudo de bom! bjs, chica e FELIZ PÁSCOA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha linda. O Brasil é por demais lindo e o melhor de lá, são as pessoas, será sempre minha casa! Mas, temos que fazer escolhas nesta vida, não é mesmo? Mil beijos, muito obrigada!!

      Excluir
  7. Que lugar apaixonante Sheyla. Um dia quero conhecer Barcelona.
    big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  8. Sheyla deve ser mesmo difícil recomeçar e deixar nossas raízes, mas com certeza é muito bonito o lugar que você escolheu.
    Acho que onde você mora é exatamente a cidade dos nossos sonhos, amei as fotos e fiquei louca para ir conhecer.
    Tranquiliza teu coração e aproveita tudo que a vida está te dando, tenha certeza que estás recebendo tanta beleza por merecimento.
    Então amiga, como agradecimento desfruta de tudo com gosto e muito amor.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, minha querida, que palavras boas. Muito obrigada, é tudo muito difícil, mas a gente vai vencendo a cada dia. Bjos

      Excluir
  9. O Brasil tinha tudo para ser o melhor país do mundo, mas infelizmente somos liderados por gananciosos. Infelizmente, as coisas vão de mal a pior por aqui!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Kaila, uma verdadeira bagunça, mas o Brasil e os brasileiro podem mudar isso, elegendo melhores pessoas no poder.
      Um abraço.

      Excluir
  10. Ah, que lindo teu depoimento sobre esses 1 ano que passastes aí em Barcelona. Tenho certeza que mesmo com todos os altos e baixos foi uma experiência incrível. Como o tempo passou rápido ne?! Já faz 1 ano! Recentemente hospedei 3 espanhóis e 1 era de Barcelona, fiquei encantada com a cultura. Beijos mil, Sheyla! Te desejo uma ótima semana!

    www.priscilaaborda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Priscila, quando nos damos conta o tempo voa e passa tudo muito rápido, como a vida é!! Barcelona é incrível mesmo. Mil bjos e obrigada pela visita, gata.

      Excluir
  11. Oi Sheyla,
    Que relato maravilhoso! Em uma época me senti muito sozinha em São paulo, onde tive que mudar para trabalhar, e o pior foi no dia do meu aniversário. fiquei imaginando o que voc~e passou quando a solidão bateu, pois separa mim bastava me deslocar 400 km para estar em casa novamente, para voc~e tinha o oceano a separar de sua terra natal.
    Parabéns pela coragem.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahaha, amore. Só quem passou é que sabe a dor ahahaha Mas, passou e nem olho para trás... Foi mesmo f....... mas é a vida!! E se Deus permitir vou passar meus 50 anos aqui e de um modo bem diferente.
      Beijokas.

      Excluir
  12. Obrigado, minha querida! É mesmo sair para comprar para ver se entramos no ritmo mais primaveril :D

    Bem, que boa reflexão. Viver na Europa pode parecer difícil num primeiro momento, precisamente por termos hábitos muito distintos, mas acredita que somos muito "família". É lamentável o Brasil estar no estado em que está, mas pensemos que em breve vai passar! Que é tudo uma fase. Enquanto estás por cá, vai aproveitando, além disso, não estás sozinha <3
    E sim, não me restam dúvidas de que és uma Mulher determinada e com uma coragem gigante. Inabalável também é um adjetivo que bem te define! <3

    NEW OUTFIT POST | WE ALL HAVE PHASES LIKE THE MOON :o
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, amei seus adjetivos... eu sou tão medrosa , tu nem imagina kkk Sim, vocês são muito receptivos e amigáveis, pudera ir ai te visitar.
      Mil beijos.

      Excluir
  13. Querida Sheyla! Compartilho do mesmo sentimento que tu. 13 anos que vivo fora da nossa Tropicalia. Também sou nordestina e nada é chic viver cá na Europa. Precisamos reaprender tudo. Sim,a lingua é a pior. Depois que dominamos, tudo fica mais fácil. O maior luxo para mim, em viver na Europa e na Bélgica é a liberdade de ir e vim com segurança e a igualdade social. Nunca mais seremos as mesmas,seja orgulhosa da tua coragem amiga. Só vivendo fora, é que percebemos, infelizmente, que nossa Pátria amada ainda é provinciana. Oxalá que um dia consiga ser um país com governantes que cuidem, de fato do seu povo. Sinto-me sempre estrangeira por cá,mesmo sendo já Belga,tendo trabalho e bem aceita na sociedade. E sinto-me expatriata. Nunca voltei ao Brasil nestes 12 anos. Te dou um conselho,quando puder, volte para visitar. Infelizmente criei síndrome de pânico, vivendo no Brasil por inumeros assaltos que sofri e ainda n me sinto preparada para voltar. Oxalá,um dia eu tenha coragem. Boa semana querida e eu te desejo muito aprendizado e dias felizes. As fotos estão maravilhosas.beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Mudar de país é um ato que exige muita coragem e isso tu tens! Só espero que estejas melhor e mais adaptada à realidade que é viver na Europa. Pensa positivo, em poucos meses já estamos no verão :)

    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderExcluir
  15. Adorei seu blog tem muito artigo bom. e essa postagem então...um dia tbm quero sair do pais, quem sabe ne... https://verefazer.org/ adorariamos ter uma visita sua. bjinhusss

    ResponderExcluir
  16. Oi Sheyla, admiro a sua determinação, mudar para um lugar diferente, com hábitos diferentes, não deve ser fácil de se adaptar, sem contar o fator saudade né? Mas que bom que as coisas estão entrando nos eixos ai para você. Que você possa colecionar mais experiências, aprendizados e lugares tão lindos como esses das fotos *_*

    bjs

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ah Sheyla! Que legal. Tem muita coisa que me identifiquei com voce. Fico feliz por sua decisao.. Acredito que voce tenha feito uma excelente escolha. Aos poucos voce se acostuma com tudo! Boa sorte em tudo! Beijos

    ResponderExcluir

Olá!
Fico feliz com sua visita e não saia sem deixar seu comentário.
Bjokas,Sheyla.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...