Olá, pessoas!
Dando continuidade em como ter uma vida minimalista em família, em que vai fazer mudar seu conceito de "ter" e aprender a desapegar  para se ter uma vida mais simples e econômica em todos os sentidos. 

Coloque o plano em ação 
  • Faça uma caixa de depósito e coloque em um lugar central da casa e peça a cada membro da família para colocar os itens que não quer ou não precisa mais ali dentro. Você pode criar caixas distintas de itens a doar, outra de itens para vender e mais uma de coisas para jogar fora. Isso vai simplificar o processo e facilitar a separação dos objetos.
  • Motive as crianças a organizarem seu próprio espaço, brincando por mais meia hora com o brinquedo ou equipamento favorito para cada hora que passarem organizando os pertences
  • Se tiver filhos adolescentes, negocie um tempo extra no computador ou celular caso eles participem do processo de arrumação
Trabalhem juntos em cada cômodo da casa

  • Em cada cômodo, analisem os itens que podem ser jogados fora por necessidade ou falta de uso. Nesse momento , a rapidez e a eficiência deve falar mais alto em elação a certos objetos e deixar o lado sentimental
  • Podem manter alguns itens mais valorizados, por exemplo manter dois ou três itens de maior valor sentimental e se livrar dos demais
  • Se algumas coisas forem difíceis de desapegar, usem caixas organizadoras para colocar estes objetos e mantenha-as longe da vista e o quarto livre d bagunça
Criem  distrações minimalistas em casa
  • Crie novos hábitos ou reduzir a quantidade de tradições que costumam seguir. Por exemplo: reduzir o número de itens decorativos que usam na época de Natal ou começar uma nova tradição de fazer trabalho voluntário em abrigos em vez de comprar presentes.
  • Faça pequenas ajustes na rotina, à sexta-feira à noite, pode ser reservada para jantar com a família e brincar com jogos de tabuleiro. Ou fazer uma noite filmes , me vez de gastar dinheiro indo ao cinema.
Para manter esse estilo de vida, concordem em não comprar novos itens, a menos que seja o essencial e pensem duas vezes antes de aceitar coisas de terceiros. A ideia é manter o espaço livre da bagunça e sem objetos extras. E cada membro pode fazer pequenas coisas, como manter o quarto arrumado e guardar a louça após o uso.
Combinem em fazer uma arrumação uma vez por mês para se livrar dos itens que não usam mais ou que não têm mais necessidade.
Praticar o minimalismo em família pode ser um verdadeiro desafio, todos vão precisar de apoio e incentivo para adotar esse estilo de vida com sucesso.  Procure realizar reuniões mensais para discutir o novo estilo de vida, sobre o que está dando certo e o que não está. Sejam abertos um com os outros para que todos participem.

Mil beijos,


Compartilhe:

14 Comentários

  1. Gostamos das dicas, vamos anota-las.

    Beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Queria tanto ser minimalista, adorei as dicas, vou adotar algumas.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  3. mt bacana essas dicas do minimalismo em família, já quero aplicar algumas coisas aqui em casa!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. mt bacana essas dicas do minimalismo em família, já quero aplicar algumas coisas aqui em casa!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas. Super válidas!
    Bom final de semana.

    O blog está em 'Hiatus de verão' mas o colaborador Layon Yonaller preparou um post interessante sobre os últimos detalhes da TV. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  6. Eu acho tão dificil ser minimalista... eu tento reduzir ao máximo, mas acho que pra ser minimalista precisamos ser bem diciplinados.

    Beijos Monalise
    www.dividindoexperiencias.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Sheyla,
    Admiro pessoas que consigam ter esses desprendimento de viver com o minímo necessário. Não tenho tantas coisas, mas algumas tenho muito apego.
    big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  8. Amei o post, tem tudo haver com o que tenho buscado nos últimos anos e é engraçado como quando a gente muda a família acaba mudando junto.

    ResponderExcluir
  9. Não duvide que vou seguir o primeiro conselho!

    ResponderExcluir
  10. Oi Sheyla querida, que saudades de me aventurar em seu blog.
    Eu estou pensando seriamente em aderir ao minimalismo, estou tentando mudar aos poucos (e é um assunto que ainda quero abordar no blog tbm).
    Pra mim está sendo bem difícil, pois adoro uma fofura pra casa, mas vamos tentando.

    Beijos de Luz,
    Marinah | Meu Doce Apartamento - Crochê, Mesa Posta, Caseirices e muito amor!

    ResponderExcluir
  11. Gostei das dicas na prática. Farei!!!

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir

Olá!
Fico feliz com sua visita e não saia sem deixar seu comentário.
Bjokas,Sheyla.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *