Gerês - Norte de Portugal



Olá, pessoas lindas!
Hoje é dia de conhecer algumas belezas de Portugal e a Sara do blog Dia de Dieta, que é portuguesa e tem uma paixão por dietas e comidas saudáveis me enviou esse texto sobre a região de Gerês, que fica localizado no Norte de Portugal que é impossível não se apaixonar! 

A região do Gerês é definitivamente uma das mais bonitas de todo o Portugal. Ela fica num dos pontos mais a Norte do país, e ao contrário da maioria dos pontos turísticos do meu país, esta zona é de montanha e não fica no litoral. Tem até o titulo de Parque Nacional e é classificado pela UNESCO de património ambiental. Curioso para conhecer um pouco mais da Região? Vamos lá ver isso então.
Castro Laboreiro
O Castro Laboreiro são umas antigas runas de um castelo que foi construído no século XVI (mesma altura em que estávamos descobrindo o Brasil). Este foi construído sobre outras ruínas, de um antigo castelo mouro. Como disse, hoje em dia são só ruínas, mas mesmo assim é bastante belo ver essas runas juntas com a natureza.

Santuário da Nossa Senhora da Peneda
Uma obra de uma beleza enorme e que fica praticamente no meio do nada. O Santuário da Nossa Senhora da Peneda, o qual tem bastantes trabalhados e possui uma escadaria de 300 metros. Pode parecer muito mas vai ver que acaba fazendo num instante e quando chegar no fim vai encontrar uma capela muito bonita. A paisagem circundante também é deslumbrante, sendo que a capela fica quase por baixo uma montanha bastante alta feita de rocha, a qual é chamada de Monte da Peneda.
Soajo
O Soajo é uma pequena aldeia isolada nas montanhas do Gerês. Tem uma construção bastante peculiar, típica das casas da região Norte de Portugal mais antigas, feitas de blocos de pedra bastante grandes. A atração principal desta aldeia são os secadores de milho, que surpreendentemente tendo em consideração a sua finalidade, são bastante bonitos e diferentes de ver.

Vilarinho das Furnas
Por último, vou falar do Vilarinho das Furnas. Sendo o mais claro possível, este lugar é uma antiga aldeia que foi submersa em 1972 com a construção de uma barragem. Curiosidade, apesar da barragem pertencer ao estado Português, os terrenos submersos onde existiam as casas ainda pertencem aos seus donos originais. No final do Verão, quando o nível da água está mais baixo, dá para ver ainda os muros das casas que faziam parte daquela aldeia.

Onde se hospedar
Existem poucos lugares em termos de hotéis para ficar hospedado nesta região e a maioria dos que existem, são um pouco caros. Não estou falando que não valem o dinheiro, porque são de ótima qualidade, mas não são acessíveis ao bolso de todos. A sugestão que dou é em vez de ir para um hotel, aproveite a natureza e vá para um parque de campismo no GerêsExistem vários e você terá na mesma muito boas condições enquanto estiver a acampar em algum deles. Outra coisa que recomendo é alugar uma viatura para se deslocar entre os lugares que mencionei ou mesmo para outro sitio. É um lugar onde não existe uma abundância de transportes públicos e é a minha recomendação para aproveitar o máximo de tempo possível.

E então, o que achou do Gerês? Pronto para visitar? Olha que não falei de tudo o que há para ver. É bom deixar algumas coisas de surpresa para você descobrir por si mesmo. 

Quero agradecer a Sara por compartilhar esse paraíso e espero que quem estiver de viagem à Portugal, coloque esta maravilha em seu roteiro. Não esqueçam de visitar o blog dela!

Beijos e bom final de semana!

11 comentários:

  1. Conheço um pouco do Gerês, pois conhecê-lo todo é quase impossível.

    Adorei rever "pedaços " que conheço.
    Já fotografei no Soajo os seus "espigueiros"!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei apaixonada em Gerês!
    Os monumentos são lindos!

    Um beijo.
    www.anneabreu.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já tive ai algumas vezes e adoro mas esses lugares que falas-te nunca foi
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  4. Claro minha querida, sem qualquer tipo de problemas :P Muito obrigado :D

    Sou de Portugal mas infelizmente ainda não tive oportunidade de ir ao Gerês :D Babo por cada foto que vejo!

    NEW REVIEW POST | Yves Rocher: Purifying Detergent Gel.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  5. Olá Sheyla,
    muito bonito. Conheço algumas coisas do Gerês e está somente um pouco aí apresentado pois tem muitas mais belezas, o Gerês é imensamente belo, como outras regiões de Portugal nomeadamente o Douro onde vivo.
    Efetivamente Portugal é um país bem pequeno, mas como muito, muito para apresentar e conhecer!
    Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rui, seu país é lindo, pude conhecer muita coisa e posso dizer que Portugal me encantou bastante!

      Excluir
  6. O meu Portugal é mesmo muito lindo. :-)
    Beijos.
    Ana Silva.

    ResponderExcluir
  7. Sítios lindos, sem dúvida :33


    Beijinhos,
    www.wordsofsophie.com

    ResponderExcluir
  8. A foto do riacho cheio de pedras me remete aos filmes de história medieval. Muito lindo!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi sheyla!

    a mão de correr no site da tam pra comprar passagem aérea chega a tremer de vontade!
    quanto lugar lindo, quanta coisa boa pra se conhecer!

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir

Olá!
Fico feliz com sua visita e não saia sem deixar seu comentário.
Bjokas,Sheyla.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...