Generosidade x Egoísmo


Hello
Por incrível que pareça pensar em sí mesmo é uma qualidade, além de ser uma característica positiva e de suma importância para nossa sobrevivência. Quando se pensa em sí mesmo aprendemos a nos amar.

O incrível Oscar Wilde disse que o primeiro e o último amor é o amor próprio, adorei esta frase pois ela nos leva a enxergar uma melhor qualidade de vida e ter amor próprio deixa a autoestima elevada, então qual o problema em cultivar isso sem parar? 

Mas todo cuidado é pouco para que esse amor próprio não o torne egoísta, pois em nível elevado o egoísmo pode levar a pessoa a pensar de forma doentia e nada que seja doente, é bom, não é mesmo?

Já se vive num mundo egoísta por sí próprio e essa percepção desenvolvida parte muitas vezes da figura materna, uma vez que a criação do serumaninho depende sempre de um adulto, deixando ela (mãe) de lado várias coisas em favor de seu próprio filho. 

Não se aborreça nem se preocupe, pois toda espécie do reino animal deixa de comer para alimentar seu filhote, é o instinto básico, baby.

Avalie sua vida: você faz distinção em fazer o bem sem olhar a quem ou exerce somente essa benevolência naqueles que você ama ou se tem algum apego?  A sociedade é complexa e viver nela, se torna um conflito diário e contraditório entre aqueles que se conhece, ama tem afeto contra alguém desconhecido, sem laços de amor. É bem mais fácil priorizar o "eu" do que  o "nós".

O ideal é que não se abra mão de nenhum dos dois em busca de um equilíbrio. 

Existem atos de enorme generosidade, não apenas de modo material, mas coisas mais simples, como por exemplo o apenas "ouvir" a outra pessoa, colocar-se no lugar dela. Pequenos gestos que fazem muita diferença.

Mas não se sinta a pior pessoa do mundo se tiver um tempo dedicado exclusivamente a você, sem pensar nos filhos, no marido, na casa. Você merece ser um pouco egoísta de vez em quando e ao mesmo tempo exercitar o ame a sí mesma.  

O que você fez hoje por sí mesma? Me conta nos comentários.

Mil beijos e até a próxima.

Clique para obter Opções

20 comentários:

  1. Foi me amar como eu sou, foi parar de me preocupar tanto com o que os outros pensam, foi parar de querer agradar os outros, mesmo que isso me machucasse. Minha alto estima era baixíssima quando mais nova, queria sempre agradar os outros. E a frase realmente está correndo, o primeiro e último amor, é o amor próprio. Se a gente não se sente feliz com a gente mesmo, não adianta.

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, temos que amor próprio é tudo nessa vida!Isso de agradar sempre aos outrossó nos faz mal. Bjokass

      Excluir
  2. Adorei o texto sheyla é para refletir mesmo! Acho que amor próprio é realmente essencial! Mas, se exagerarmos, podemos acabar nos tornando aquela pessoa que acha que o universo gira em torno do próprio umbigo! E o mundo está cheio delas... ótima reflexão! Beijos!
    http://colorindonuvens.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada com exageros é bom! Uhuu, amor próprio sim!!

      Excluir
  3. Ótima reflexão Sheyla... Muitas vezes me pego tão atarefada fazendo coisas para os outros, quando venho notar, o dia já tem acabado.. Tenho que pensar um pouco mais em mim tbm. Obrigada pela dica. Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando somos mães, esquecemos mesmo um pouquinho de nós.

      Excluir
  4. Amei Amei Amei
    Temos que nos amar em primeiro lugar, sempre, mas sem viver num mundo egoísta onde não exista a generosidade.
    Equilíbrio sempre!
    Bjos
    www.armariodemoca.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu sofria tanto com medo do que os outros iam pensar de mim, mas hoje sou mais feliz. Gosto muito de ser uma pessoa melhor a cada dia, se eu poder vou ajudar quem for. Mas não passarei por cima da minha felicidade não. Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo sofre desse mal... de achar o que os outros vão pensar e deixar de viver! Quero mesmo me tornar uma pessoa melhor a cada dia.

      Excluir
  6. Amei a reflexão Sheyla temos que se amar mas com dose certa para não nos tornar egoísta. Bjim :D fique com Deus borboletando-emtudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dose certa, é isso ai! Nem mais nem menos. E vamos nos amar acima de tudo, sem deixar isso interferir no nosso caráter.

      Excluir
  7. ótimo texto Sheyla, ultimamente tenho precisado de amor próprio, ando muito preocupada somente com os outros e esquecendo de mim, sempre coloca qualquer pessoa na minha frente para ajudar deixando de fazer coisas por mim :/

    http://www.carolinapeclat.com

    Beijos Carol Peclat

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, já fui assim também, depois aprendi que não se pode deixar nos mesmas em segundo plano. Vc vai aprender isto tb , tudo ao seu tempo. Bjokass

      Excluir
  8. acredito que Amor Próprio é primordial!
    adorei, amiga ;*

    bjos
    http://maricotacaradericota.com/

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado minha querida :D
    FINALMENTEEE <3

    Concordo plenamente com a reflexão. Acho que deve haver um contra-balanço na medida em que devemos olhar para o nosso umbigo mas nunca sendo egoísta!

    NEW OUTFIT POST | Overall Distressed Jeans.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  10. Muito inspirador!
    Adorei o blog e estou a seguir :)
    Passa pelo meu blogue: www.keepingupwiththesister.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida. Vou espreitar o seu. Bjoss

      Excluir

Olá!
Fico feliz com sua visita e não saia sem deixar seu comentário.
Bjokas,Sheyla.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...