Carência de Ferro



Hello pessoas do bem,
A falta de ferro no organismo é muito mais comum do que se imagina e muitas não sabem que tem a carência desse mineral e é só com a realização de exame de sangue que será capaz de identificar essa carência.

A falta de ferro está associada a uma deficiência no número dos glóbulos vermelhos, devido a uma má alimentação em alimentos ricos em ferro, e tem como sintomas baixo desempenho no trabalho e na prática de exercícios físicos, dificuldade de concentração, irritabilidade, cansaço, fraqueza, falta de ar, perda de apetite, palidez na parte interna dos olhos e lábios.

Os principais alimentos ricos em ferro :
De origem animal - carnes vermelhas, aves, peixes, coração, fígado, camarão e caranguejo ;
De origem vegetal - tofu, castanhas, damasco, linhaça, gergelim, couve, coentro, ameixa seca, feijão, ervilha, lentilha, arroz integral, trigo integral e molho de tomate.  

Algumas dicas para aumentar a absorção de ferro no intestino
  • Comer frutas ricas em vitamina C, como laranja, kiwi e acerola, juntamente com os alimentos ricos em ferro que são mais escuros, como o agrião, beterraba ou espinafre,  inclua na salada uma fruta fresca, como o abacaxi ou tome um suco de laranja, pois os sucos de frutas cítricas ajudam a absorver melhor o ferro;
  • Evitar tomar leite e derivados juntamente nas refeições principais, pois o cálcio diminui a absorção do ferro;
  • Evitar tomar café e chás juntamente com alimentos ricos em ferro, pois contêm substâncias chamadas polifenóis que reduzem a absorção de ferro;
  • Nas carnes, o ferro é naturalmente absorvido, sem necessitar de vitamina C ou outro alimento e se encontra mais concentrado no bife de fígado, carne de vaca e a gema.
  • Evitar o uso constante de medicamentos contra a azia, pois o ferro é melhor absorvido com a acidez do estômago;

Para combater a anemia, é importante que em todas as refeições tenham alimentos ricos em ferro, para que o intestino aumente a absorção desse mineral e o corpo consiga superar a anemia e repor seus estoques.


Eita, tentar aumentar o ferro é uma luta diária. Além dos alimentos que auxiliam no aumento do ferro no organismo, procure também a ajuda de um médico para receitar remédios. 

Mil beijos,



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31 comentários:

  1. Hoje em dia está sendo cada vez mais comum mesmo pessoas com deficiência de ferro né? Acho que com a correria muita gente acaba não se alimentando como deveria. Muito legais as dicas.
    Beijos
    www.rabiskos.com.br

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    1. Exatamente, falta de uma boa alimentação . Isso está acontecendo demais e muito recorrente. Bjoss

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  2. Ótimas e bem importantes tuas dicas.Cuidar é preciso! bjs, chica

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    1. Obrigada, Chica. Sempre cuidar da saúde é importante.

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  3. Dicas excelentes, post bastante informativo;)
    Bjs!

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  4. Importante essa postagem.

    bjokas =)

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  5. Eu também ando sempre com a hemoglobina no limite.

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  6. Amei as dicas!
    sempre bom se cuidar ♥
    beijos
    http://www.tatycamposblog.com/

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  7. eu tenho insuficiência de ferro e desde que descobri tenho me cuidado. Boas dicas :D


    Espero sua visita
    www.meninadeouro.net
    @blogmeninadeouro

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  8. É uma das mais comuns entre as mulheres, felizmente ainda não estou precisando repor. Acho até que exagero no leite.
    Super bjks ♥
    CariocaBásica

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    1. Eu também acho que o consumo demasiado de leite, atrapalha um pouco.
      Bjoss

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  9. Adorei o post amôura. Eu tive anemia a um tempo atrás e precisei tomar ferro em forma de remédio mesmo... Mas adoro tudo isso que contém ele. É só comer sempre né hehehe.

    Beijoo !

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    1. Que bom! Espero que tenha ajudado de alguma forma.
      Bjokass

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  10. Oi Sheyla, é a Vi, gostei da dicas, Pepa não gosta muito de comer carne de boi, e as vezes tem principio de anemia.
    Beijos,Vi

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    1. Pois pe, eu nunca como carne... Odeio hahaha bjoss

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  11. nossa, preciso ficar mais de olho nos nutrientes das minhas refeições viu, faz um tempo que to me alimentando meio mal

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

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  12. Achei o seu post super completo e adorei as dicas. Parabéns!

    http://karolmennezes.blogspot.com.br/

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    1. Obrigada, querida, Fui lá conhecer seu blog e adorei.

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  13. Ah sem dúvidas esse é um probleminha antigo que tenho Scheila.
    Todas as dicas aqui foram muito importantes, adorei saber mais um pouco, no seu post.
    Bjos

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    1. Muito bom, acho que a maioria das mulheres tem anemia. Bjosss

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  14. Boas dicas!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

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  15. Fiz exames recentes e estou com deficiencia de ferro e adorei as dicas pra repor😘

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    1. Eita, Verô, vamos nos cuidar, né mesmo? Bjokass

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  16. Adorei as dicas, volta e meia sofro com anemia e tenho que tomar ferro.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

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Olá!
Fico feliz com sua visita e não saia sem deixar seu comentário.
Bjokas,Sheyla.

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