Tonsilólitos ou Caseum


Já ouviu falar? Eu nunca, até agora, mas depois de ler o post da Mariana do blog Mari Simioni,  fiquei tão intrigada com o assunto, que resolvi pesquisar, pois tenho crises de amígdalas frequentes e às vezes, vejo alguns pontinhos brancos na garganta. 




Tonsilólito ou Caseum (do latim = queijo) é uma substância esbranquiçada ou amarelada que se acumulam nas grutas da garganta, mas precisamente nas amígdalas, por restos de comida, que criam uma massa e se acumulam como placas de pus. Além de mau hálito, o Caseum produz irritação nas amígdalas, facilitando a  infecção, conhecida como amigdalite.


Elas são estruturas calcificadas que se desenvolvem por trás da garganta. As fendas destas amígdalas são os lugares onde as pedras se desenvolvem. 

Bactérias, alimentos, material de mucosas e células mortas ficam presos na garganta e endurecem e aparecem como pedras brancas. 

Os sintomas são: mau hálito, dor de garganta, inflamação das tonsilas e dificuldade de deglutição.

Prevenção das pedras da amígdala ou dos tonsilólitos:
  • Manter uma boa higiene oral, escovando os dentes 2 vezes por dia, e se possível, após cada refeição, pois poderá ajudar na remoção de partículas de alimentos e outros detritos, que se acumulam nas fendas dos dentes, evitando o crescimento de bactérias na boca, que é responsável pela produção do mau hálito;
  • A escovagem é insuficiente para remover a placa depositada. E em torno dos dentes, para conseguir sua remoção total, use de fio dental diariamente ou em intervalos regulares;
  • Após a escovação, deve ser feita a a raspagem da língua para remover as bactérias que residem abaixo da superfície da língua. Essas bactérias podem resultar em tonsilólitos;
  • Gargarejos devem ser feitos 4 vezes ao dia que podem ajudar a manter a boca livre de bactérias e evitar o mau hálito. O uso de enxaguatório bucal sem álcool ou gargarejos de água e sal podem ajudar.
  • Ingerir bastante água,  pois mantém a boca úmida e libera partículas de alimentos presas;
  • Reduzir o consumo de bebidas com açúcar , como chá, café e bebidas gasosas;
  • Evitar bebidas alcoólicas, porque elas causam uma secagem excessiva da boca, podendo causar mau hálito ou aumentar a gravidade de quem já sofre de pedras da amígdala;
  • O fumo, deve ser também evitado, pois poderá aumentar as chances de desenvolver doenças na cavidade oral;
  • Não se deve comer antes de dormir ou pelo menos 1 hora antes de ir pra cama, pois as partículas do alimento podem ficar presas nos recantos da garganta;
  • Evitar os produtos lácteos, que podem apressar a formação de pedras, pois eles são ricos em cálcio e promovem a formação de muco. Deve-se limitar a ingestão de leite e seus derivados.

Se nenhum destes métodos funcionar, torna-se necessário a remoção cirúrgica das amígdalas e para isso, deve-se consultar um médico, pois somente ele é capaz de analisar o que é adequado a cada pessoa. Estas medidas são apenas preventivas e reduzem as chances de formação de tonsila e os sofrimentos desnecessários que vem junto com ela.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caseum / http://www.caseosamigdalianos.net/caseum-bolinhas-pus-na-garganta.html/
 http://www.caseosamigdalianos.net/caseum-bolinhas-pus-na-garganta.html / http://www.caseosamigdalianos.net/caseum-bolinhas-pus-na-garganta.html/ http://www.caseosamigdalianos.net/


Alguém já tinha ouvido falar ou sofre com amigdalites?



Beijokas no coração.



POST PUBLICADO EM 2013.



61 comentários:

  1. Eita que tenho isso Sheyla! Eu tenho muita amidalite, porém as minhas não são bacterianas mais inflamações dessa forma com uma bolinha branca.

    Amei sua dica, serviu para um alerta!
    Senti sua falta no cabine =/

    ResponderExcluir
  2. Sheyla, já tive o caseum, mas o otorrino me garantiu que ele não solta o cheiro na boca. Quando o retiramos, realmente notamos que é muito fétido, é desgastante! Se é muito grande a produção (a garganta da menina do vídeo da sua amiga é mesmo muito inchada e cheia dos pontos, bem grandes até), a indicação é a retirada das amigdalas mesmo.
    Sempre que tenho, aparece apenas um, e só num lado das amigdalas. Sem explicação. rs Atualmente há meses não tenho, mas é muito desagradável mesmo.
    Beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que se interessou pelo assunto! Suas perguntas lá no blog... Essa bolinha é durinha, mas não é como uma pedra não, é mais pastosa, você consegue amassar se quiser. E dá para ver sim olhando no espelho! Meu marido tem também, só que ele tem menos do que eu, e é fácil saber quando ele está com caseum, pois quando ele está com mal hálito, é só ir olhar no espelho que as bolinhas brancas estão lá! Tira a bolinha e o cheiro some. Rs... E não é questão de escovação não, nem de bochechar, eu fazia minha higiene bucal muito bem e mesmo assim aparecia :/ Tem gente que só espreme e tira e tudo bem (como meu marido) porque não inflama. Mas se fica inflamando é bom tirar né? Rs... Espero que você consiga resolver isso, ninguém merece ficar tomando remédio sempre para inflamação! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. OIE, NOSSA AMIGA NUNCA TINHA OUVIDO QUE TINHA ESTE NOME,QUANDO EU ERA CRIANÇA SOFIRA MTO DE DOR DE GARGANTA E SEMPRE TINHA ESSES PONTOS BRANCOS, NÃO CONSEGUIA ENGOLIR NADA, ERA HORRIVEL, FICOU TÃO MARCADO EM MINHA VIDA, QUE SEMPRE QUE ABUSO NO GELADO, A GARGANTA COMEÇA A DOER, EU JA ME APAVORO. E MINHA FILHA TINHA, ATE QUE A 2 ANOS ATRÁZ ELA TIROU AS AMÍDALAS, FOI MARAVILHOSO, PQ ELA TINHA MTO ISSO, AMANHECIA COM A LINGUA TODA BRANCA, DAVA MTA DÓ, E SEMPRE TINHA QUE RASPAR A LINGUA COM UM RASPADOR, E SEMPRE TINHA CHEIRINHO RUIM,MAS AGORA QUE OPEROU, NUNCA MAIS APARECEU NADA, FOI MARAVILHOSO A CIRURGIA.

    BJS E OTIMAS DICAS.

    PATTY

    ResponderExcluir
  5. Sheyla muy interesante yo también tengo frecuentes problemas a las amígdalas
    Muchos cariños
    Angelica

    ResponderExcluir
  6. Oi Sheyla,
    Nunca tinha lido nada a respeito, mas já sou operada da garganta, operei qdo tinha 5 anos de idade.
    Aproveite a semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  7. Olá Sheyla.
    De vez em quando tenho e a minha filha também. Foi muito interessante ler o seu post e vou falar com a minha médica na próxima consulta.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Sheyla... amei o post! Já tinha visto uma reportagem sobre esse assunto, e achei super interessante e informativo.

    Tenha uma ótima semana.

    Beijos, Linda Minha! =)

    Cáhh Chaves.

    ResponderExcluir
  9. o D Mulheres tb cuida da saúde dazamiga!
    Nunca tinha ouvido falar não

    :-)

    ResponderExcluir
  10. Que post interessante!!
    Tinha essas massinhas brancas há uns 15 anos atrás, mas hj em dia não tenho mais. Cheguei a ir a um especialista na época, mas não deu em nada. Sumiram sozinhas, graças a Deus!
    Desconhecia o nome tb.
    Ahhh, e obrigada pelo seu carinho no meu blog!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  11. Oii amiga, eu já tive qdo adolescente, não sabia o nome nem nada, só agora estou sabendo, nunca falei com minha mãe a respeito, tinha um nojo horroroso disso kkkk depois de adulta não tive mais, lembro que eu tirava essas placas puxando com ramona(grampo), afff Sheila porque me lembrou disso kkkkkkk qdo ele é retirado o cheiro é terrível! Ainda bem que não tive mais rsr

    ResponderExcluir
  12. Sheyla,
    Primeira vez que escuto falar desse nome tão dificil...rsrs... Olha que sempre tenho crises de gargantas e nunca me ocorreu de saber que isso acontece. Adorei as dicas que deu!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Vim convidá-la a participar de um sorteio que estou fazendo
    em meu blog, totalizando 17 produtos!
    O link do sorteio é:
    http://conversandosobreesmaltes2.blogspot.com.br/2012/12/sorteio-participem.html
    Mas corre, que faltam poucos dias!!!
    Espero contar com sua participação!
    Boa sorte!!!
    Bjs..

    Blog: http://conversandosobreesmaltes2.blogspot.com.br
    Flickr: http://www.flickr.com/photos/conversandosobreesmaltes2/

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha ouvido falar...
    E sua pesquisa foi providencial

    Obrigada por dividir conosco

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Nunca ouvi falar sobre isso...Ficarei mais atenta...Obrigada pela dica...
    Beijinhos e uma linda semana....
    http://meusamoresvariedades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Caramba! Nunca tinha ouvido falar nisso e
    o mais louco é que as vezes tenho! Adorei o post,
    pois agora sei o que é e como me previnir!
    Estou te seguindo ;)

    Beijinhos!!

    http://priscilameloc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Mt bom seu post! Tenho isso e andei vendo que aumentou e agora, lendo suas dicas de prevenção, percebi que algumas coisas mudaram no meu dia a dia com meu trabalho como o café, leite, ar condicionado em cima de mim (ressecou meu olhos, deve afetar a garganta tb)! Vou tentar evitar! Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  18. Comecei a fazer gargarejos com extrato de propolis. Eu tomo tb ele cicatriza a amigdala. E aumenta a imunidade e diminui a frequencia de infecçoes

    ResponderExcluir
  19. Desde que parei de ingerir leite e seus derivados há dois anos que não tenho mais essas bolinhas fedidas. O cálcio obtenho do consumo de vegetais de folhas escuras, maçãs, amêndoas e demais fontes muito melhores do que o leite.

    ResponderExcluir
  20. nosssaaaaaaaaaaaaaa.... eu tenho pedrinhas nas amidalas, mas não sabia nada disso. Ótimo post! vou me cuidar.
    ei Sheyla, o que é e como é esse site websta do instagram q vi na sua barra lateral?

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho amigdalite muito frequentemente e os tonsilólitos só aparecem quando fico com amigdalite..É realmente muito desagradável, então eu retiro as minhas com um cotonete, espremendo um pouquinho no lado da bolinha branca, logo sai kk e não machuca e nem irrita as amídalas, pelo menos não as minhas haha..
    Eu já tinha lido sobre isso porque sempre pesquiso sobre a garganta em geral. Muito boa a matéria, adorei. Bjs
    Adorei a matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Isabela, realmente muita gente sofre disso e não sabe. As minhas aparecem também quando fico com dor na garganta e tiro-as tb com cotonetes.
      Obrigada por aparecer , beijos.

      Excluir
  22. Amei saber mais sobre esse assunto e já tive varias vezes e nunca fui ao médico exceto quando a garganta inflamava. Muito bom Sheyla bjs

    www.cantinhodalory.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Que interessante essas informações Sheyla.
    Cada coisa que descobrimos né.
    Muito bacana adorei saber mais, sobre esse problema também.
    Bjos e um ótimo 2016 pra vc.

    ResponderExcluir
  24. nossa, as vezes tenho dores de garganta, amigdalite, etc, gostei de saber mais no seu post

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  25. Infelizmente não depende somente da higienização (claro que ela é fundamental), mas a anatomia da amígdala da pessoa influi diretamente no aparecimento dos cáseos. beeijo, Ja Fomos Legais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nem sabia disso que afetava em algo . Obrigada por compartilhar. bjoss

      Excluir
  26. Nossa Sheylinha, nunca tinha ouvido falar :(
    Vou prestar mais atenção a partir de agora!!

    AnO lindo, lindo, lindo pra vc e pra Dan que são duas amadas e moram no meu coração <3

    bEIJOOOOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha linda para vc tb. preste atenção na garganta

      Excluir
  27. Nunca tinha ouvido falar, Sheyla. Gostei do post explicativo;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  28. Cara, eu já tive isso!!!! Sofro com problemas frequentes nas amidalas..já pensei até em retirar! Achei o post super explicativo! Adorei...vou até pesquisar mais sobre isso! Bjs

    www.ahfofa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. malu, é bem interessante e a gente tem sem nem saber que tem hahaha

      Excluir
  29. Interessante o post Sheyla!!!
    tenha um excelente ano viu
    espero esse ano lhe conhecer :)

    bjsss

    www.blogsunshinee.com

    ResponderExcluir
  30. Sofri muito de amigdalites quando era criança e adolescente. É realmente terrível, não gosto nem de lembrar! :/

    ResponderExcluir
  31. Não fazia ideia. Obrigada por tanta informação.

    ResponderExcluir
  32. Nunca tinha ouvido falar! Provavelmente porque faço muitas das coisas que previnem :)
    Realmente o passatempo não está disponível para fora de Portugal, desculpa!
    Kisses,
    Messy Hair, Don’t Care | Giveaway Zara 25€ Gift Card

    ResponderExcluir
  33. Desconhecia completamente, muito obrigada por esta partilha!

    Bjxxx

    ResponderExcluir
  34. É sempre bom estar informada...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  35. Não sabia nadinha sobre isso, adorei saber! Ótimo post
    Beijos.

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Muito interessante esse post! Já tinha ouvido falar desse problema, mas assim explicado e com ilustrações ficou ótimo para entender!
    bjs!
    Patty Lye
    www.PattyLye.com.br

    ResponderExcluir
  37. Sheila, eu tenho isso, tinha uma época eu estava tendo direto, mas tem alguns meses que eu não tenho mais, não sei explicar o motivo, e reparei que isso é muito comum, pois muitas pessoas tem!

    http://www.carolinapeclat.com

    Beijos Carol

    ResponderExcluir
  38. Não sabia disso e vou ficar atenta, tenho várias crises e as vezes eu acho que é só gripe que ataca a garganta. Obrigada pela informação.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Gente!!! Nunca tinha ouvido falar, mas são doenças que temos que ter muita cautela a minha prima já fez uma cirurgia por problemas nas amígdalas é muito sério! Obrigada por compartilhar conosco. Bjs

    ResponderExcluir
  40. ainda bem que acho que nunca senti isso, mas deve ser horrível :( qualquer inflamação na garganta irrita bastante

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Que post legal, acho que tive isso quando criança... vivia com a garganta inflamada.
    Adorei conhecer melhor sobre o assunto!
    Bjs❤

    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  42. Obrigado minha querida amiga <3

    nunca tinha ouvido falar. obrigado pela partilha por ter feito uma postagem tão informativa quanto esta!!!

    NEW REVIEW POST | Oriflame Milk & Honey Gold: Hand & Body Cream
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  43. Tive fases em que andava sempre assim. Post muito útil!

    ResponderExcluir
  44. Tinha visto algo á respeito, mas não sabia que era tão ruim assim. Espero que vc consiga resolver, ninguém merece garganta inflamando direto !!

    Bjus 1000 querida e que 2016 seja um ano maravilhoso pra ti !!!

    ResponderExcluir
  45. Não sabia que isso tinha nome :o, estou chocada!
    Já passei por isso e fiquei com a garganta doendo muito!
    Adorei seu post, obrigada pela explicação!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=Du0HCKizTf8

    ResponderExcluir
  46. Excelentes conselhos!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  47. Um post super util para todos nós.As vezes tenho estes sintomas,amei saber como cuidar.Querida,um bom ano para si e todos os teus,que seja cheio de saude e feliz,beijinhos

    ResponderExcluir
  48. já tinha lido sobre essa situação. gostei da informação
    bjs

    SacheeBombom

    ResponderExcluir
  49. Olá, não tenho amidalas , porém tenho essa bolinhas de vez enquanto...aliás estou com uma nesse momento, até ela sair é um tormento...raspa a garganta, incomoda muito....

    ResponderExcluir

Olá!
Fico feliz com sua visita e não saia sem deixar seu comentário.
Bjokas,Sheyla.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...