Temperos termogênicos


 Hello, pessoas...
Quando o assunto é queimar gordurinhas indesejáveis, eu fico louca!! Por isso, use os temperos a seu favor, afinal comida sem tempero é igual a namoro sem beijo! 



São muitos os temperos que possuem ação termogênica. Mas antes de mais nada, para quem não sabe: alimentos termogênicos são aqueles que fazem  com que  o organismo processe os alimentos consumidos de maneira mais rápida, eliminando assim gordura corporal.

O efeito é bem sutil, porém como toda ajuda contra as gordurinhas extras é bem-vinda, abuse e use no dia a dia em quase todos os pratos e até em bebidas. Acrescente pimenta vermelha na sopa, mostarda no molho da salada, gengibre no suco, canela no chá e por ai, vai...

Alguns condimentos termogênicos:

  • Cúrcuma (Açafrão)
  • Curry
  • Canela
  • Gengibre
  • Pimenta preta (do reino)
  • Mostarda
  • Alho
 

CANELA

As substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias contribuem para equilibrar os níveis de insulina – hormônio que em excesso no organismo, aumenta os estoques de gordura na região abdominal. 

Bônus: afasta a vontade de comer doce. 

Como usar: em pedaço, no preparo de molhos, compotas, chás (beba 15 minutos antes das refeições) e outras bebidas quentes ou mesmo para aromatizar a água. Em pó, polvilhada na fruta e no iogurte. 

Quanto consumir: 1 colher de sobremesa, 1 vez por dia.


  PIMENTA DO REINO


Tem o maior poder de fogo contra as gordurinhas, pois acelera o metabolismo, aumentando a queima de calorias. Além de inibir a formação de novos depósitos de gordura, especialmente na região abdominal, devida a capsaicina, componente que dá o sabor ardido ao tempero.  
Uso: combate os radicais livres, mas é contraindicado para quem tem gastrite, úlcera e tendência a hemorróida. 

Como usar: no preparo de peixes, carnes, massas e molhos. Também pode ser mergulhada no vidro de azeite ou batida no suco. 

Quanto consumir: 1/2 pimenta ou 1 colher de chá da versão em pó, 1 vez por dia.

 



GENGIBRE

Auxilia na digestão, aumentando a temperatura corporal e ajudando a emagrecer, pois queima as calorias. Um dos seus principais benefícios é que impede a absorção do colesterol pelo organismo.

Bônus: impede a formação de gases. Pode ser consumido até por mulheres gestantes para combater o enjoo. 

Quanto Consumir: Diariamente um pedaço  de 2 centímetros ou 1 colher de chá do pó, uma vez ao dia.

Como usar: ralado, espremido ou em pedaço e em pó, no molho da salada, nas refeições, nos sucos ou nos chás.

CURRY

Essa raiz  tem propriedades anti-inflamatórias, devido a curcumina, o pigmento que dá a cor amarelo-ouro à cúrcuma. Ela também diminui a irrigação sanguínea no tecido adiposo, enfraquecendo a reserva de gordura.
Bônus: faz bem para a pele, além de diminuir o crescimento de bactérias e fungos, que provocam doenças. 

Como usar: em pó, polvilhada na comida pronta ou dissolvida no azeite extravirgem para temperar a salada. Outra opção é bater um pedaço da raiz fresca no suco. 

Quanto consumir: 1 colher de chá do extrato ou 1 pedaço pequeno da raiz fresca, 1 vez por dia.

 

 AÇAFRÃO

Faz parte dos temperos indianos e temem um enorme poder cicatrizante, antioxidante e anti-inflamatório.

 

Bônus: melhora a digestão. 

Como usar: para temperar frango, peixe e frutos do mar e, ainda, no preparo de legumes refogados e polvilhado em sopas. 

Quanto consumir: 2 colheres de chá, 1 vez por dia.

 

 ÓLEO DE COCO

O óleo possui ácido láurico – substância  anti-inflamatória; ainda sacia e reduz a liberação exagerada de insulina, enxugando a circunferência da cintura. 

Bônus: favorece o funcionamento do intestino e equilibra o sistema imunológico. 

Como usar: no suco, no molho para salada e no preparo de moqueca e bolos. Quanto consumir: até 3 colheres de sopa por dia.

 

MOSTARDA

Possui ômega-3, selênio e manganês, que cura inflamações.
Uso: apenas 1 colher de chá por dia







ALHO


Regula a pressão arterial, mantém os níveis de insulina baixos, reduz o açúcar no sangue e age como um antibiótico natural.





É isso pessoas, acrescente pelo menos 2 temperos queima-gordura na dieta todos os dias. Pode ser nas refeições principais ou no lanche, batido no suco, polvilhado no iogurte ou na fruta.



Um excelente dia e até a próxima,



30 comentários:

  1. super bacana saber de tds essas propriedades! eu gosto da maioria desses temperos!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

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    1. Eu também amo temperos, a comida fica mais gostosa mesmo!! Bjoss

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  2. Uso muito canela e alho nos temperos e adoro! Excelentes dicas <3
    Beijo

    Dicas para Todas

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    1. Eu amo canela!! Tomo sempre no café,todos os dias.. tudo fica mais saboroso!
      Bjokas

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  3. Oi Sheyla, é a Vi, aqui em casa usamos a maioria desses temperos, e são muito gostosos,eu gosto muito de gengibre em sucos e chás.
    Gostei das dicas termogênicas.
    Muitos beijos,Vi

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    1. Vi, adoro gengibre.. uso no suco verde! Bjoss

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  4. Realmente Sheyla, comidinha sem tempero é sem graça.
    E aproveitar os temperos em prol da saúde é tudo de bom.
    Xero

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    1. Pois é... e tem tantos temperos legais, né Karlinha?? Estou tentando fazer uma horte em casa, plantei manjericão, hortelã e tomilho. vamos ver se vai vingar. Bjokasss

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  5. Ai quanta coisa gostosa! Adorei as dicas Sheyla, eu uso bastante tempero pois dessa forma consigo diminuir o sal dos alimentos.
    Beijinhos
    http://themarielement.blogspot.pt/

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    1. Verdade, odeio os temperos industrializados... Eu amo açafrão e gengibre.
      Bjoss

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  6. Dica top!!!Amei!!!!!
    Muito bom o post!

    Beijinhos

    www.tititietrelele.com

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    1. Obrigada, lindona. Fazendo falta por aqui, viu? bjosss

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  7. Oi Sheyla,
    Adorei as dicas e favoritei.
    Bjs

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  8. gostei imenso das dicas eheheh <3
    xoxo Sandra Color-s

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    1. Que ótimo, obrigada! Espero que tenha ajudado. Bjoss

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  9. Adorei saber disso, já uso alguns desse e já vou colocar mais alguns na minha alimentação.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

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    1. Pois é, são coisa tão simples e baratas que você pode incluir na sua alimentação.
      Bjosss

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  10. Adorei! Tudo q acelera o metabolismo e ajuda queimar gordurinhas é mto bem-vindo né?! rs
    Bjos

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  11. Eu não conhecia as propriedades de alguns dos temperos citados.
    Consumo e gosto muito do alho.
    Também tenho usado bastante o gengibre, mas o resto não costumo usar.

    Adorei saber!

    bjOO

    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Breshopping da Dany SORTEIOS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

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  12. Que post tudo Sheylinha, uso a maioria dos temperos e nem sabia que eles estavam me ajudando no combate as gordurinhas insuportáveis <3

    Comida sem tempero não rola né?

    Super beijo e um maravilhoso final de semana pra vcs duas <3

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    1. Tá vendo?? Adoro quando meus posts ajudam as pesoas a conhecerem algum dado novo!!
      Mil beijos.

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  13. Gosto muito de canela** e você que veio a Portugal, deve ter provado o arroz doce com canela que é uma delícia :D
    beijinhos
    http://mypreciouspace.blogspot.pt

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    1. Menina, amo canela, mas não provei o arroz doce, fica para a próxima vez. haha

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  14. Amiga,
    Uso alguns desses temperos...como o curry e a canela. Tomo no leite !
    Beijos U&B
    Adriana e Cláudia
    www.unhasebocas.blogspot.com.br
    Instagram @blogunhasebocas
    https://www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169?fref=ts

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    1. Canela tomo no café, mas o curry eu uso bem pouco. Bjosss

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  15. Eu não sabia que tinham esse poder, vou começar usar mais no dia a dia :*

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

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Olá!
Fico feliz com sua visita e não saia sem deixar seu comentário.
Bjokas,Sheyla.

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