Consumo consciente


Hello, pessoas! Tudo bem??


Estou nessa vibe de consumo consciente tanto para as compras quanto na alimentação, vivendo com poucos gastos e a consciência do "não-comprar". Cada dia mais assumo que estou menos consumista que no dia anterior e evito comprar por impulso. 

Sei que ainda tenho um longo caminho a percorrer, mas de pouquinho a gente vai mudando e crescendo. Separei este texto e espero que possa contribuir para essa mudança dentro de você!

“Assumir uma postura consciente perante o consumo é não transferir ou negligenciar as consequências e a responsabilidade das nossas ações”, afirma Maria Victoria Bisheimer, bióloga especialista em ecologia, conservação e consumo consciente e autora de livros sobre ecologia nativa.

Deve-se antes de tudo adotar uma postura inteligente para o uso dos recursos e por isso mesmo acaba configurando um estilo de vida. 
Mas isso não significa levar uma vida de privações. “O ponto principal do consumo consciente é saber quais são as suas necessidades reais e usar até 50% do seu orçamento para adquiri-lo. Os outros 50% devem sobrar para eventualidades e lazer”, orienta Bisheimer.
“Uma pessoa não deveria adquirir coisas todo mês, por exemplo”. Isto devia ficar restrito aos momentos em que há uma necessidade, sugere a profissional. 
Além disso, o consumo consciente estimula que sejam encontradas soluções alternativas para qualquer problema. “Uma roupa que saiu de moda ou que está parada há muito tempo no guarda-roupa merece ser doada, reciclada ou customizada".
“O principal segredo é conceder utilidade para todo objeto que aparecer pelo caminho, pergunte-se de que forma isso poderia ser feito sem causar o mínimo dano para si mesmo e para os outros”, conclui a especialista.

Dicas para gastar menos:

  • Saiba quais itens são realmente necessários e mantenha-se o mais restrita possível a esta lista;
  • Pague sempre à vista em dinheiro. Além da possibilidade de ganhar desconto, você evita gastar mais do que pode ou jogar no vento o orçamento do mês;
  • Antes de adquirir algum produto, avalie o quanto ele cria impedimentos à sua qualidade vida, a dos outros e do planeta;
  • Procure sempre dar um fim útil a todas as coisas.
A indústria alimentícia é muito competente no quesito distribuição de produtos. O dinheiro gasto para comprar um salgadinho é pequeno. Contudo, se você for comparar, esse investimento não é tão pequeno assim. Por exemplo:  1 quilo de salgadinho é bem mais caro do que 1 quilo de laranja.
A indústria também se vale da composição de seus produtos. Uma mistura de gordura, sal e açúcar faz com que os produtos tenham aceitação enorme perante o paladar do consumidor. Já o consumidor acha prático, barato e gostoso comprar um produto industrializado. 
E, se na comunicação do produto ele lê: ‘néctar’, ‘zero gordura trans’ e outros termos do tipo, por que não comprar?
Educação é tudo. Se a sociedade tiver plena noção dos malefícios do excesso de sal, açúcar e gordura, estará mais preparada para se defender dos assédios da indústria. Comer mal parece ser mais barato, mas não é. 

Comer bem é mais barato, tanto na compra mensal quanto no longo prazo, pois quem se alimenta bem gastará menos com remédios no futuro. 

A saúde não está na farmácia, está na cozinha. A comida orgânica está mais acessível hoje e já existem várias empresas que entregam esses produtos em casa.

6 perguntas para o consumo consciente


Fonte: http://www.imulher.com/1520/consumo-consciente-dicas-para-gastar-menos-e-ficar-de-bem-com-a-natureza




Para começar é só preciso dar o primeiro passo!

Beijinhos carinhosos,

                                                                                                      


28 comentários:

  1. Aqui isso já é uma realidade , comprar somente quando
    há necessidade, estavamos comprando coisas que iam para o lixo.
    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, temos que adotar mesmo esse estilo de vida!!

      Excluir
  2. Esse ano eu estou bem organizada quanto a isso. Já sei com o que eu irei gastar e quanto irei gastar. Eu sou muito consumista e tinha muita coisa que não precisava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a gente adora esse estilod e vida, tudo mundo, até nosso olhar para nós mesmos.
      Muito bem, vai com tudo!!

      Excluir
  3. Gostei muito do seu texto. Eu também tento sempre comprar o que é necessário e evitar desperdícios, porque já comprei muita coisa que não precisava e que só ocupava espaço ou que se estragava!
    Beijos :)
    Telma
    Ahh e obrigada por ter o meu blog na sua lista de blogs legais! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telma, quando paramos para pensar , nós vemos quanta coisa compramos sueprflúas ! Viva o consumo consciente.

      Excluir
  4. UAUUUU amei essa postagem, parabéns ♥
    Muitas de nós mulheres precisamos desse incentivo pra nos controlar.
    Esse ano prometi gastar menos, mas aí to planejando uma viagem que vai me deixar malucaaaaaaaaaaa de dívidas HAHAHAHAHAHA enfim, aos poucos vou conseguindo.

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tipo de post eu publico, mas tem tão pouco acesso... o concumismo ainda nos envolve e nos é colocado a cada segundo em nossa vida, sem darmos conta. O apelo é enorme.
      Menina, vou viajar também, mas acho que o dinheiro gasto com issoé um bom investimento!! rsrsrsr

      Excluir
  5. Sheyla, excelente post! Venho tentando me policiar, pois tenho tendência a comprar mais do que preciso. E é interessante perceber a sensação de bem-estar que nos invade quando conseguimos dizer NÃO a uma compra desnecessária. Percebemos que somos mais fortes que nossos desejos! :)

    Beijos.

    Vivian
    Blog Dias de Sol - http://diasdesol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Eu vivia atolada com os cartões de crédito e hoje só compro á vista, pois quando acaba o dindin, acabou mesmo e assim ficamos nos policiando a não gastar. Eu anoto tudo que gasto e ai que vejo que gastava com coisas bestas , mas que no final fazia uma em=norme diferença.
      Bjos, querida.

      Excluir
  6. Sem dúvida! Todos juntos faremos a diferença, portanto cada um de nós tem de começar individualmente a acreditar que pode melhorar o ambiente/mundo. Beijinhos de Portugal
    http://manual-da-moda.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, se cada um fizesse a sua parte, seria o mundo melhor.
      Bjoss

      Excluir
  7. Gostei, são pequenos gestos que mudam muita coisa!
    :D
    beijinho
    http://mustbepink.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. r: o único batom que uso é o do cieiro :)

    ResponderExcluir
  9. Sheyla,
    Ótimo post, as pessoas já estão mais conscientes, mas ainda precisam melhorar muito. Tem muito consumista por status.Compram sem poder comprar, se endividam por que o vizinho tem tal coisa.
    E muita gente ainda tem preconceito com móveis reaproveitados, roupas usadas , objetos reciclados, fazer unha em casa,dar um presente feito a mão. Acho que blogs tem um papel importante nessa conscientização. Seu blog sempre com postagens interessantes, que nos fazem parar um pouquinho e refletir do verdadeiro valor das coisas.Quanto ao carnaval, aqui tem uns bloquinhos nas ruas e só. Nem feriado é, acredita? Um absurdooo...kkk... Sempre perguntam do carnaval do Brasil, e mais ainda nessa época por que mostram no jornal alguns desfiles, e ficam encantados. Quando falo que aí é feriado 5 dias, piram. No colégio da Maria, na terça tem festinha de carnaval e todo ano só dá Jorge Ben e país tropical...rsrs...(é a mais conhecida) .
    Besitos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  10. Bons conselhos e dicas :)

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  11. Olá Sheyla,
    Achei ótimo você abordar sobre consumo consciente. As pessoas só devem comprar se realmente precisam, porém, as propagandas exercem forte influência e acaba acontecendo aquela compra compulsiva só para dizer que tem isso, tem aquilo. Mais status do que necessidade propriamente dita.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  12. Além do consumo consciente, gosto muito de REUTILIZAR as coisas. Muitos pode achar brega, mas o chique é cuidar do Planeta! Ensino isso aos alunos e faço isso em casa!
    Bjs – Su
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  13. Sheyla muito bom seu post, muito bom mesmo!! sabe desde 2013 eu venho diminuindo meus gastos, fiz um desafio e comprei uma peça de roupa por mês, em 2014 foi R$ 100,00 por mês com roupas e este ano não estabeleci metas, mas sei que estou no caminho a agora quero parara de comprar coisas pra casa, pq amo sabe, agora não estou comprando tanto pq estou desempregada, mas espero que quando eu arrumar emprego não volte a ser consumista.

    Olha com produtos de limpeza eu sou de boa

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. great post! you have a very nice blog :)


    What do you think of following each other on GFC/Bloglovin/Facebook? If you want, let me know :)

    Maria
    www.retrostreetstation.blogspot.de

    ResponderExcluir
  15. Oi Sheyla!!!
    Muito boas as dicas!!!
    Gosto muito de comprar mas tenho limites!!! Vou pensar com carinho nas suas dicas!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  16. Nossa, super legal essa sua iniciativa e compartilhar isso por aqui também. Ajuda a ir conscientizando cada vez mais pessoas. Muito bom isso. Parabéns!

    http://www.teoremadabeleza.com

    ResponderExcluir
  17. Cá em casa também pensamos e agimos assim! E reutilizamos, muito!

    ResponderExcluir
  18. Temos que mudar pq o mundo está se aabando e a gente está sofrendo os reflexos dos nossos atos!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  19. Tudo mais consciente fica mais fácil e melhor para todos! Muito bom você ter abordado esse tema aqui no blog, gostei muito das dicas!!
    Saga de Beleza
    Youtube Saga de Beleza

    ResponderExcluir
  20. Adorei o texto, muito bom mesmo!! Consumo consciente é tudo de bom.. sempre me policio para isso, melhorei bastante de uns anos para cá =]
    Beijos linda
    felicidade-essencial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Preciso sentar minha mãe na frente do computador e fazer ela ler esse post.

    Adorei Shi !

    Bjo.

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
  22. Menina, me identifiquei tanto com a tua postagem, estou nessa também, salvando minha saúde pela boca, reciclando para não gastar e te digo uma coisa, estou bem mais feliz, bjinho amiga, bom findi.

    ResponderExcluir

Olá!
Fico feliz com sua visita e não saia sem deixar seu comentário.
Bjokas,Sheyla.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...