O QUE SEU COCÔ DIZ SOBRE VOCÊ

Olá pessoas, tudo bem??

É isso mesmo, o cocô pode dizer e muito sobre sua saúde, mas é tratado como um assunto desagradável ou tabu, porém deveria ser levado mais a sério, já que uma vez, a cor, forma e consistência, pode indicar falta de vitaminas e proteínas e até mesmo alguma doença.
Pessoas com o intestino doente, muda de humor e de personalidade, pois é nele que se tem a maior concentração de neurônios fora do sistema nervoso central e ainda podem afetar pele, cabelos, unhas, sangue, fígado, estômago e outros órgaos. 
As fezes são  resíduos de alimentos não digeridos, bactérias da flora intestinal e produtos da descamação do nosso intestino que se renova diariamente. 
Quem tem intestino preso ou prisão de ventre sabe bem como é. A constipação acontece quando a pessoa evacua menos de duas vezes por semana ou quando o esforço para evacuar é grande demais e pouco produtivo.

As causas mais comuns costumam ser uma dieta pobre em fibras, pouca ingestão de líquidos, sedentarismo e consumo excessivo de proteína animal e de alimentos industrializados. Outro fator comportamental que contribui para um péssimo hábito, são as pessoas que não conseguem usar o banheiro em locais públicos. Outros fatores emocionais, como estresse, depressão e ansiedade também são capazes de interferir nos hábitos intestinais.
Quanto mais tempo os resíduos alimentares permanecem no intestino, mais secos e duros eles ficam, tornando-os mais difíceis de expelir. Com o tempo, o intestino acaba se acostumando e diminuindo a frequência de "visitas" ao banheiro. 
Além da frequência de visitas ao banheiro, a cor, o formato e a textura das fezes também são importantes indicativos da saúde do intestino – e de todo o corpo.
As fezes normais devem ter coloração acastanhada e textura moldada e macia. Apesar de haver uma grande variação de tons conforme a dieta de cada pessoa, alterações muito grandes nesse padrão podem sinalizar problemas.
Pequenas bolinhas isoladas podem indicar falta de fibras na alimentação. A presença de sangue, muco e pus pode ser sinal de um intestino está inflamado. 
Fezes compridas e finas são causadas por esforço excessivo, e se o problema persistir por semanas, pode indicar a presença de um câncer no reto, pois o tumor vai se expandindo e estreitando a cavidade do cólon. 
A cor das fezes pode variar pontualmente, se você ingere beterraba, as fezes tornam-se mais avermelhadas ou com um tom castanho mais escuro, por exemplo. 
Algumas colorações devem servir como sinais de alerta, se elas estiverem pálidas, por exemplo, pode ser sinal de que a vesícula não está funcionando adequadamente ou de que há presença de cálculos biliares. 
Se a cor for castanho-avermelhada, pode ser consequência de sangramento no trato digestivo inferior, um sintoma associado a câncer de intestino.
fezes negras podem indicar sangramento no estômago ou no intestino delgado, provavelmente causado por uma úlcera.
Hábitos saudáveis refletem diretamente na saúde do intestino, se o órgão funciona bem todos os dias, além de ser um "alívio", também ajuda na imunidade, absorção dos nutrientes, produção de vitaminas e manutenção da saúde de todo corpo.

Para manter a saúde do intestino, é preciso primeiramente ter uma alimentação balanceada, com ingestão de muitas fibras e pouca gordura. As fibras absorvem líquido e ajudam a formar o bolo fecal, que distende a parede do intestino e força a evacuação. Já as gorduras são mais difíceis de serem digeridas, exigindo muito do tubo digestivo.
A água também é essencial no processo. Se a pessoa toma pouca água, o intestino tem que tirar o máximo possível das fezes e elas podem ficar duras, levando a outros problemas.
Use e abuse de alimentos que são amigos do intestino, como:  feijão ,grão de bico, lentilha, ervilha,farelo de trigo , hortaliças etc.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/06/30/o-que-seu-coco-tem-a-dizer-sobre-sua-saude.htm#fotoNav=11

Tomando esses cuidados, é possível garantir o bom funcionamento do intestino e evitar muitos problemas de saúde.  O seu organismo agradece.
Gente, sofro demais com prisão de ventre, tenho semre que mudar e variar minha alimentação para que o corpo ão se acostume e que possa trabalhar. Meu pecado mortal, é que bebo pouca água e e isso afeta demais o intestino e outros órgãos.

Espero que tenha ajudado de alguma forma, sei que muitas pessoas sofrem que nem eu e é uma coisa séria que temos que ficar de olho, para que nossa saúde ande bem.



Mil beijokas no coração,

31 comentários:

  1. Nossa estou passada com a matéria e como é importante.....e claro vou publicar no meu blog indicando o seu...achei muito bacana...
    rs

    Beijoss *-*
    ==> Pâm Focada na Dieta

    ResponderExcluir
  2. Vendo posts desse jeito vejo que preciso melhorar minha alimentação ;s

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante a postagens , aprendemos muita coisa .

    Abraços

    Joyce
    http://livrosencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. É importante sempre nos preocuparmos com a nossa saúde e alimentação! gostei do post! bjos

    ResponderExcluir
  5. É meio constrangedor falar sobre esses assuntos né?! Mas a minha nutricionista vive falando a importância de uma flora intestinal controlada e saudável... rsrsrs
    Esse artigo eu já tinha lido, mas é uma boa dica mesmo
    =)

    ResponderExcluir
  6. noss que post super informativo! confesso que o titulo é inusitado heeheh, mas achei bem interessante!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Sheyla ! É verdade se o intestino vai mal, todo o resto também está mal. Muito importante teu post, gostei demais.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  8. Importantíssimo Sheyla. E é bom lembrar tb que a colonoscopia é um exame fundamental para detectar, precocemente, o câncer de intestino!
    Beijuuss

    ResponderExcluir
  9. Super verdade, é um assunto tratado como tabu, mas as pessoas não tem noção de como isso pode dizer sobre o que acontece no nosso corpo!

    ResponderExcluir
  10. muito boa este post, não sabia que nosso coco falavam tanto como estamos
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Informações importantíssimas!

    ResponderExcluir
  12. Post Maravilhoso amigaaa!
    Sofri demais com isso e se me desculdo volta tudo de novo ... já fiquei mais de uma semana sem ir ao banheiro e é horrível ... agora tomo todos os cuidados e me reforço nos graos .. além de beber muita água ... bjs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sofria bastante também.... !!
      Obrigada pela visita.
      Bjos

      Excluir
  13. Essa matéria é bem chocante de primeira, mas é bem interessante.. Beijos

    http://meninafashion-polly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei, apesar de ser diferente, se a gente não analisar quem o fará?

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  15. Olá flor então publiquei sua matéria no meu blog e coloquei o seu link lá para as leitoras conhecer o seu blog......super interessante mesmo esse post!

    Beijoss *-*
    ==> Pâm Focada na Dieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, eu já vi!!!

      bjosss, obrigada por compartilhar!

      Excluir
  16. Oi querida
    Seu post me chamou a atenção.
    Importante e tão pouco comentado...
    Adoro seu blog!
    E adoro suas visitas :)
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
  17. Sheyla, até meus 20 anos sofri demais com prisão de ventre! É horrivel! Depois mudei muitas coisas em minha vida e na tentativa de emagrecer melhorei a alimentação e hoje ele é um relógio britânico! kkkkk Final de semana que mudo os horários de levantar, comer etc ele se altera, mas na segunda-feira volta na rotina! rs

    Basta ficar nervosa para que ele vire uma água! Se eu ficar 1 dia sem ir no banheiro já me sinto mal!

    Estive vendo os comentário por conta do tabu. Mas antigamente na minha casa, era muito estranho falar sobre isso, e agora falamos abertamente, pois é coisa natural do nosso dia. Até minha avó que não falava cocô, cagar, xereca, etc hoje fala! Estamos influenciando muito mal ela! kkkkkkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher, que coisa boa!! Acho que na casa de todo mundo é muito estranho falar sobre isso!!
      rsrsrsrs
      Obrigada pela visita, volte sempre!!
      bjosss

      Excluir
  18. Sheylinha, graças a Deus não sofro deste problema!!
    Mas depois que mudeis meus hábitos alimentares as coisas melhoraram ainda mais!!! Só a substituição do trigo branco pelo integral, arroz branco pelo integral...açúcar branco pelo mascavo, diminuição no sal já faz uma grande diferença <3
    Como sou intolerante a lactose então... intestino sempre as mil maravilhas...

    Verdade, não é um assunto que costumamos falar, mas é necessário!!!

    Fiquei muito feliz e emocionada com seu comentário no blog!! Tb adoro vcs <3 São umas amadas que moram no meu coração!!!

    Beijãooo linda

    ResponderExcluir
  19. nossa quem diria né, fiquei de boca aberta com a matéria :)
    http://falareh.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  20. Papo super importante!!! Parabéns e um super final de semana...

    ResponderExcluir
  21. sempre importante cuidar da saúde!!! beijinhosss
    Blog | Youtube | FB

    ResponderExcluir
  22. Oi querida, como minha mãe retirou 40 cm do intestino por conta de um tumor...
    Eu comecei a me educar com boa alimentação para não ter esses problemas futuros.
    Ótimo post amiga.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Fiquei meia assustada ao ver o titulo, mais achei muito importante. bjs

    ResponderExcluir
  24. gostei dessa informaçao ontem mesmo estava a procura de um post informativo pra mim me informar beijos

    ResponderExcluir
  25. Que post rico Sheylinha! Todo mundo necessita dessas informações como alerta e para relembrar da importância de ficar de olhos nas fezes. Nossas Mães sempre falam para nós, médicos, mas damos uma de despercebido! Adorei. Beijos para vc e Dandan!

    ResponderExcluir
  26. É sem dúvida um tema que não vejo muitas bloggers a falar mas achei bastante interessante e vai ajudar :D

    ResponderExcluir

Olá!
Fico feliz com sua visita e não saia sem deixar seu comentário.
Bjokas,Sheyla.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...