Organizando a casa

Oi, pessoas de meu core...


Olha, conciliar as funções de mãe, profissional, dona de casa e tal, é meio punk... Eu sou solteira, mas tenho uma filha com 17, trabalho fora e sou dona de casa, então imagina quem tem ainda marido e filhos pequenos rsrsrsrs . Sei que muito de vocês ai do outro lado tem todas essas funções e as delegam muito bem, mas euzinha aqui me perco toda. Aqui em casa somos 4 pessoas, 3 adultos e uma adolescente. E para melhor distribuir e executar as tarefas, optamos por delegar funções para cada um e não deixar acumular a bagunça.


Reuna sua família e explique que todos têm suas obrigações na casa, defina a tarefa de cada um, com dia e horário certo para fazer. Até as crianças podem entrar nessa empreitada, conforme sua idade, é claro, sou contra trabalho infantil hehehehe

È bom saber que cada coisa tem que ter seu lugar. Uma pessoa organizada ou com uma casa organizada, não perde tempo procurando por objetos ou realizando tarefas sem necessidade.
Encontrei essa lista e achei-a bem interessante:
1. Coloque listas pela casa (pode ser na geladeira ou no quarto, por exemplo) com os afazeres de cada um, ou marque sorteios semanais para definir quem vai ficar com qual tarefa.
2. Manter a ordem é algo que se faz todos os dias. Não adianta bagunçar a casa durante toda a semana e querer organizar tudo em um dia só. O ideal é não deixar nada acumular: louça, roupas para lavar, passar ou guardar, brinquedos jogados no chão, copos pela casa, etc.
3. Eletrodomésticos como máquina de lavar louça, microondas  podem não ser lá muito baratos, mas são uma mão na roda para a pessoa que não tem muito tempo para se dedicar às tarefas domésticas. Vale investir.
4. Faça a faxina pesada uma vez por semana. Isso inclui lavar banheiros e cozinha, tirar o pó, etc. Reúna a família para que todos ajudem e terminem mais rápido. Caso não seja possível realizar tudo em um dia só, divida os cômodos pelos dias da semana e limpe um por vez.
5. Já as tarefas mais pesadas, como limpar ventiladores de teto, armários de cozinha e lustres devem ser feitas uma vez por mês. Mantenha uma lista com os itens para não esquecer o que deve ser feito.
6. Se as crianças gostam de brincar na sala, melhor do que se descabelar diariamente para que elas guardem os brinquedos de volta no quarto é apostar em uma caixa bonita e que combine com a decoração da sala para armazená-los.
7. Invista em produtos de limpeza mais potentes, que facilitem seu trabalho e evitem que você tenha que esfregar demasiadamente os objetos até que fiquem limpos. Hoje em dia existem produtos destinados a manchas de roupa, limpeza de vasos sanitários e limo, por exemplo, que fazem o trabalho praticamente sozinhos e dispensam a esfregação.
8. Peça para que todos colaborem para manter os armários organizados, separando as roupas sujas para lavar e guardando as limpas, evitando acúmulos.
9. Doe ou jogue fora o que não tem utilidade.
Fonte: http://www.bolsademulher.com/familia/como-organizar-a-casa-14-dicas-de-especialista/
Bem, quando tudo é feito com amor e em prol do bem estar de todos, tudo sai do jeito melhor possível! Espero que tenha ajudado de alguma forma. 

Me contem como é ai na sua casa, todos ajudam? 




Beijokas,


1 comentários:

  1. Na minha casa como somos só eu e meu marido (POR ENQUANTO rsrs), é super tranquilo. Na verdade eu sou mais desorganizada que ele, então ter um marido organizado já é uma super mão na roda, pois não me estresso com isso.

    ResponderExcluir

Olá!
Fico feliz com sua visita e não saia sem deixar seu comentário.
Bjokas,Sheyla.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...