Divórcio



DIVORCIO

Olá pessoas lindas, tudo bem? 
Li esta citação no nosso amigo facebook, o título é "Divórcio", mas bem que poderia ser "Casamento" e sei que é um pouco grande (você pode ter preguiça, mas vale a pena), porém fiquei encantada e quis compartilhar:

DIVÓRCIO - por Arnaldo Jabor

"Meus amigos separados não cansam de perguntar como consegui ficar casado 30 anos com a mesma mulher. As mulheres sempre mais maldosas que os homens, não perguntam a minha esposa como ela consegue ficar casada com o mesmo homem, mas como ela consegue ficar casada comigo.

Os jovens é que fazem as perguntas certas, ou seja, querem conhecer o segredo para manter um casamento por tanto tempo. Ninguém ensina isso nas escolas, pelo contrário. Não sou especialista do ramo, como todos sabem, mas dito isso, minha resposta é mais ou menos a que segue: Hoje em dia o divórcio é inevitável, não dá para escapar. Ninguém aguenta conviver com a mesma pessoa uma eternidade. Eu, na realidade já estou no meu terceiro casamento - a única diferença é que casei três vezes com a mesma mulher. Minha esposa, se não me engano está em seu quinto, porque ela pensou em pegar as malas mais vezes que eu.

O segredo do casamento não é a harmonia eterna. Depois dos inevitáveis arranca-rabos, a solução é ponderar, se acalmar e partir de novo com a mesma mulher. O segredo no fundo é renovar o casamento e não procurar um casamento novo.

Isso exige alguns cuidados e preocupações que são esquecidos no dia-a-dia do casal. De tempos em tempos, é preciso renovar a relação. De tempos em tempos é preciso voltar a namorar, voltar a cortejar, seduzir e ser seduzido. Há quanto tempo vocês não saem para dançar? Há quanto tempo você não tenta conquistá-la ou conquistá-lo como seu par fosse um pretendente em potencial? Há quanto tempo não fazem uma lua de mel, sem os filhos eternamente brigando para ter a sua irrestrita atenção?

Sem falar dos inúmeros quilos que se acrescentaram a você depois do casamento. Mulher e marido que se separam perdem 10 kg em um único mês, por que vocês não podem conseguir o mesmo? Faça de conta que você está de caso novo. Se fosse um casamento novo, você certamente passaria a frequentar lugares novos e desconhecidos, mudaria de casa ou apartamento, trocaria seu guarda-roupa, os discos, o corte de cabelo, a maquiagem. Mas tudo isso pode ser feito sem que você se separe de seu cônjuge.

Vamos ser honestos: ninguém aguenta a mesma mulher ou o mesmo marido por 30 anos com a mesma roupa, o mesmo batom, com os mesmos amigos, com as mesmas piadas. Muitas vezes não é a sua esposa que está ficando chata e mofada, é você, são seus próprios móveis com a mesma desbotada decoração. Se você se divorciasse, certamente trocaria tudo, que é justamente um dos prazeres da separação. Quem se separa se encanta com a nova vida, a nova casa, um novo bairro, um novo circuito de amigos.

Não é preciso um divórcio litigioso para ter tudo isso. Basta mudar de lugares e interesses e não se deixar acomodar. Isso obviamente custa caro e muitas uniões se esfalecem porque o casal se recusa a pagar esses pequenos custos necessários para renovar um casamento. Mas se você se separar, sua nova esposa vai querer novos filhos, novos móveis, novas roupas e você ainda terá a pensão dos filhos do casamento anterior. Não existe essa tal "estabilidade do casamento" nem ela deveria ser almejada. 

O mundo muda, e você também, seu marido, sua esposa, seu bairro e seus amigos. A melhor estratégia para salvar um casamento não é manter uma "relação estável", mas saber mudar junto. Todo cônjuge precisa evoluir, estudar, aprimorar-se, interessar-se por coisas que jamais teria pensado em fazer no início do casamento. 

Você faz isso constantemente no trabalho, porque não fazer na própria família? É o que os seus filhos fazem desde que vieram ao mundo, portanto descubra a nova mulher ou o novo homem que vive ao seu lado, em vez de sair por aí tentando descobrir um novo interessante par.

Tenho certeza que seus filhos os respeitarão pela decisão de se manterem juntos e aprenderão a importante lição de como crescer e evoluir unidos apesar das desavenças.

Brigas e arranca-rabos sempre ocorrerão: por isso de vez em quando é necessário se casar de novo, mas tente fazê-lo sempre com o mesmo par. Como vê, NÃO EXISTE MÁGICA - EXISTE COMPROMISSO, COMPROMETIMENTO E TRABALHO - é isso que salva casamentos e famílias".

Fonte: Citações Arnaldo Jabor.


Eu adoro Arnaldo Jabor, sei que ele não agrada a muitas pessoas, mas espero que a mensagem possa de alguma forma, ajudar a quem precisa, ou não, pois hoje em dia os casais estão pouco se aguentando, acaba-se um casamento ou uma relação por nada... 

É uma boa citação para um início de semana, ou quiçá, um novo recomeço.


Uma bela semana!
Mil beijos,

20 comentários:

  1. Oi Sheyla,
    Eu adoro esta crônica do Jabor.
    Estou casada há 13 anos, demorei para encontrar o parceiro ideial, mas acertei e sou muito feliz.
    Aproveite a semana!
    Bjs.


    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro o Arnaldo Jabour, acho que ele escreve tudo que nos acontece de uma maneira bem clara e objetiva!
    Excelente semana!
    Beijinhos ;*

    Blog: bycarolinaa.com
    Fan Page: facebook.com/meudiarioescondido
    Instagram: @bycarolinaa

    ResponderExcluir
  3. Oi Sheyla,

    realmente vale a pena ler o texto, no casamento também é preciso restauração, inovação e criatividade.

    Bejim e ótima semana.

    ResponderExcluir
  4. Olá Sheyla,
    Já conhecia esse texto, li há um tempo atrás...já tinha até esquecido, rsr
    Mas, coincidentemente ou não, no sábado passado "renovamos" o nosso casamento, e isso é muito bom, com certeza, devemos sempre fazer algo novo para nos renovarmos.
    Tenha uma ótima semana, beijos

    ResponderExcluir
  5. Sheylinha, ameiii o post!! Tb sou fã de Arnaldo, ele sempre arrasa, agrade ou não!

    beijo bem grande, uma linda semana para vc!

    Nanda

    ResponderExcluir
  6. Sheyla, querida!

    Para nunca mais esquecer: "Como vê, NÃO EXISTE MÁGICA - EXISTE COMPROMISSO, COMPROMETIMENTO E TRABALHO - é isso que salva casamentos e famílias".
    A vida à dois é realmente mto complexa, por mais que o casal se de bem. E é por isso msm que concordo com Arnaldo Jabor - é preciso se estar certo do compromisso, cumprir com ele e batalhar por ele sempre!

    Belo post!
    Bjs e mais bjs!

    ResponderExcluir
  7. Já conhecia o texto e como vc, gosto muito do Jabor. Algumas vezes seus textos são confusos, mas quando ele escreve com clareza...adoro. Por falar nisso Sheila, adorei sua visita no humilde divã...fazia tanto tempo! Mas entendo que quando o blog cresce, muitos leitores, fica difícil as visitas aos blogueiros antigos.
    Beijuuss e uma ótima semana procê amaaada!

    ResponderExcluir
  8. Esse texto e perfeito! E caiu certinho no meu dia de hoje!!!!
    Beijinho amore.

    ResponderExcluir
  9. Sensacional, perfeito.
    Estou no meu segundo casamento, e o primeiro faliu exatamente por achar que o "jogo já estava ganho", sabe? Nós dois erramos e sofremos as consequências.
    Tenho a vantagem (ou não) do meu marido atual tb ser divorciado. Então, teoricamente (e algumas coisas na prática) sabemos o que fazer e o que evitar... kkkkkkkkkkk! Será? Espero que sim.
    Fiquei 10 anos no primeiro e no atual já estamos em 13. Acho que vamos bem. rs
    Adorei seu post, amiga!!
    Bjns

    ResponderExcluir
  10. É, Sheyla, não é fácil manter um casamento...
    Para um amor subsistir, é preciso muito dedicação, respeito, carinho, amizade, admiração, compreensão. Sem isso, nada feito.
    Tomara que muita gente possa ler, levar ao pé da letra e recomeçar, todos os dias, com a mesma pessoa.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Eu também adoro Arnaldo Jabor, já conhecia esse texto, é muito bom mesmo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Gostei do texto. Repleto de sabedoria...
    Bj
    www.deccorebba.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Já conhecia esse texto, mas é sempre bom reler... Vou compartilhar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Texto maravilhoso, sou casada há trinta anos com o mesmo marido, e tem muita verdade no que o texto diz, a gente namora, sai sozinhos, viajamos sozinhos, nós cuidamos um para o outro, o segredo está nessas linhas, amei.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  15. Texto aravilhoso e que sempre estou lendo e repetindo,não esse mas um que fala as mesmas coisas que recebí em reuniões de encontros de caisais da minha igreja!Não basta ler uma vez pra que o marido mude de atitude,mas ir a encontros de casais e relembrando os detalhes do texto sempre,a vida de muitos casais mudam pra valer em poucos dias!Adorei seu post Sheyla,parabéns!!Bj!!!

    ResponderExcluir
  16. É mesmo Sheyla, Arnaldo Jabor não agrada a todos, mas ele sempre diz verdades. Reflexões que incomodam.
    Adorei esse texto.
    Xeros

    ResponderExcluir
  17. Retribuindo a sua visita no Blog querida, muito obrigada!
    Adorei o texto! As pessoas hoje batalham pouco para levar um casamento feliz , acho que pelas facilidades e aventuras fáceis hoje em dia. É difícil querer comprometimento com a relação e querer que der certo, ótima reflexão! bjs
    Te seguindo ! ;)
    As aventuras de uma recém-casada em outro país,

    http://lisa-more.blogspot.ch/

    ResponderExcluir
  18. Não sei porque creio que esse lindo texto não seja de Jabor, pois ele casou 3 vezes com mulheres DIFERENTES, ele mesmo fala sobre isso em entrevistas, sei não. Mesmo não tendo essa certeza, o texto é maravilhoso mesmo.

    ResponderExcluir

Olá!
Fico feliz com sua visita e não saia sem deixar seu comentário.
Bjokas,Sheyla.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...