Anemia



Olá pessoas, tudo bem?
Fiz meus exames de rotina e descobri que estou com uma anemia acentuada, então a médica me passou outros exames para saber a causa mais detalhadamente. E como curiosa que eu sou, resolvi pesquisar algo sobre anemia.

A palavra anemia, vem do grego, (an: privação e haima: sangue). Ela ocorre quando a concentração da hemoglobina diminui . A hemoglobina é o pigmentação que dá cor aos glóbulos vermelhos e tem a função de transportar oxigênio dos pulmões aos tecidos. A anemia por sí só, não é uma doença, mas uma síndrome.


Existem as anemias agudas e as crônicas, em que seus sintomas são aumentados com a atividade física e o coração é o órgão mais afetado,  uma vez que consome muito oxigênio.

A anemia por carência de ferro é a causa mais frequente, pois o ferro faz parte da molécula que é indispensável pela produção da hemoglobina. O ferro no corpo humano não tem como ser excretado, então ele se esvai com a perda de sangue, através de gastrite, úlcera, tumores e inflamações estomacais crônicas.


Seu diagnóstico é feito por hemograma, com a falta da presença de glóbulos vermelhos menores que o normal. A anemia pela falta de ferro é curada de 2 a 3 meses com o uso de sulfato ferroso. As pesquisas mostram que tratar dessa carência de ferro com "alimentos ricos em ferro", como fígado, feijão, beterraba, não tem cabimento, pois o ferro alimentar presentes nesses alimentos, é  insuficiente para esse fim.



Assim mesmo, alguns alimentos podem ajudar a aumentar os glóbulos vermelhos no sangue, a falta de vitamina A dificulta o transporte de ferro e está presente nos alimentos alaranjados ou verde-escuros e vísceras. A vitamina C auxilia na absorção e mobilização do ferro armazenado e está presente nas frutas e verduras em geral.

Alimentos de gosto amargo, como chicória, agrião, jiló e alcachofra, são facilitadores para absorvição do ferro, do ácido fólico e das vitaminas do complexo B.

Deve-se evitar o excesso do consumo de queijo, iogurte, leite entre outras fontes de cálcio, que prejudicam a absorção do ferro no corpo. E também, o consumo maior de fibras (pães e massas integrais), do café, do chá preto ou mate na mesma refeição rica em ferro.  Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?24&-anemia


Eu não sinto nada demais, mas os exames clínicos acusaram essa anemia e 
agora é esperar o resultado dos novos exames e cuidar da vida! 
E alguém já teve problemas de anemia? 


P.S - Nossa querida amiga, Betty Gaeta, está fazendo hoje, uma nova cirurgia e vamos unir nossas mentes e corações para passar boas vibrações para que ocorra tudo bem e que tenha pleno restabelecimento.


Abraços e Beijinhos sem ter fim!

11 comentários:

  1. Oi, Sheyla!
    Já tive anemia na primeira gestação. De lá pra cá, graças a Deus, nunca mais tive!
    Vamos orar pela sua colega aqui em casa, e também pelos seus exames, pra que sejam bons os resultados. Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sheyloka, tive anemia nas gestações, mas com alguns alimentos foi resolvido, e enviando pensamentos positivos para tua amiga e para você também, viu? beijocas

    ResponderExcluir
  3. Sheyla, que tudo dê muito certo para vocês duas, viu?!

    Beijos,
    Caroline
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá menina,
    Anemia é algo muito chato mesmo.
    Sei que alguns alimentos ajudam a melhorar, como o suco de couve com laranja e o de inhame, usei muito quando meu filho teve.
    Agora não sabia da redução dos derivados de leite, sabia que eles inibem a absorvição de ferro, mas não me liguei nisso no momento que filhote teve anemia....tá vendo estamos aprendendo contigo,rs
    Melhoras e uma ótima semana, beijos

    ResponderExcluir
  5. Oii


    que post ótimoooo
    nessa onde de regime e tal.. muita gente se esquece da saude neh??
    bom lembrar do que realmente importa


    bjinho
    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
  6. Amiga melhoras p vc, eu sofri com anemia durante toda minha adolescencia, só quando fiquei gravida com a situação agravada procurei um Hematologista e ele detectou que o que eu tinha não era anemia e sim Talacemia, uma anemia hereditária e sem cura, desde então o controle deveria ser feito com um comprimido de ácido fólico todos os dias o resto da vida, nas minhas duas gravidez tive que fazer transfusão de sangue e sofri sérios riscos, no entanto recentemente refiz os exames e não deu nada, nem a Talacemia! Vai entender!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Bem interessante esta tua postagem...tudo vai dar certo...bjs

    ResponderExcluir
  8. Menina, eu tive quando era criança, até hoje não aguento o cheiro de sulfato ferroso.
    Melhoras pra ti rapidinho, visse!!!
    Xeros!!!!

    ResponderExcluir
  9. Nunca tive anemia, mas se você seguir uma alimentação saudável, e as recomendações médicas, logo vai estar curada!!!
    bjssss

    ResponderExcluir
  10. Yo tuve anemia en mis embarazos y de ahí comiendo saludable todo mejoro

    ResponderExcluir

Olá!
Fico feliz com sua visita e não saia sem deixar seu comentário.
Bjokas,Sheyla.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...