Queimaduras


Olá, pessoas....
Vim falar sobre queimaduras, que pode acometer qualquer pessoa e principalmente com nossas crianças, que estão mais expostas ao perigo e o cuidado deve ser redobrado.


tipos de queimadurasDe acordo com sua profundidade, os médicos classificam as queimaduras em três graus. Sua gravidade, no entanto, depende de outros fatores, como localização e extensão. Se for no rosto, pés, mãos, genitais ou dobras, é necessário tomar medidas específicas. As que ocorrem em ambientes fechados, por inalação, são as mais perigosas, pois atacam as vias aéreas.

O que não deve ser feito:
- Nunca use água gelada ou gelo no local.
- Não se deve assoprar. O ar aumenta o risco de infecção e provoca mais dor, pois as terminações nervosas estão sensíveis e expostas.
- Não retire roupas que grudaram na pele, somente o médico poderá fazer.
- Nunca passar manteiga, talco, ervas, borra de café ou ovos - podem infeccionar mais ainda. 

Queimaduras de 1º grau
São provocadas pelos raios solares, na camada superficial da pele, provocando vermelhidão. Não forma bolhas. Em média se recupera em uma semana.
- Mergulhe a área em água fria ou envolver com panos molhados entre 10 a 20 minutos.
- Dê um analgésico, se necessário.
- Envolva a lesão com gaze ou um pano limpo para proteger a região.

Queimaduras de 2º grau
O calor afeta a segunda camada da pele, a derme, que deixa escapar um líquido transparente. Deve-se resfriar o local com compressas de água fria; Cubra com vaselina estéril - se possível e envolva a lesão com gaze ou pano limpo. Não fure as bolhas, se elas se romperem espontaneamente, lave a região com água fria.

Queimaduras de 3º grau
Provocada por produtos químicos, choques elétricos, ferro de passar roupa ou a porta do forno quente, pode ultrapassar a epiderme e a derme, atingindo o tecido subcutâneo. Elas são insensíveis ao toque, pois compromete as terminações nervosas, e em muitos casos, o tratamento é cirúrgico.

Queimaduras químicas
Provocada por produtos para limpeza de azulejos, mármore ou pedras, que contém soda cáustica, podem atacar o tecido tanto quanto o fogo. Essas queimaduras são as mais sérias, pois penetram profundamente na pele. A gravidade depende do tempo de exposição, da concentração e da quantidade do agente químico. Convém remover o produto o mais rápido possível, lavar a região afetada com água corrente e fria, por 20 a 30 minutos, procure um pronto socorro o mais rápido possível, e se possível, leve a embalagem do produto para mostrar ao médico e 

Beijos e uma linda quarta!!!

4 comentários:

  1. Oi Sheyla,
    Muito bom! Eu ri muito porque tudo o não se deve fazer é o que
    Nos ensinam na sabedoria popular!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. ótima postagem é sempre bom sabermos o que fazer eu mesma sempre que queimava a mão ja ia correndo por gelo ou jogar água gelada.

    ResponderExcluir
  3. Oii amiga, gostei das explicações, minha mãe tinha mania de passar pasta de dente na queimadura kkk coisas de mãe aprendidas com avó, mas parou por ai, eu não passei as minhas filhas rsrsr Bjoooosss

    ResponderExcluir
  4. NUNCA aplicar creme dental na queimadura! Fizeram isso comigo uma vez, afff...

    ResponderExcluir

Olá!
Fico feliz com sua visita e não saia sem deixar seu comentário.
Bjokas,Sheyla.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...