T G A - Aconteceu

Olá, pessoas... Hoje faz uma semana que levei um susto e dos grandes!! Tive que socorrer minha mãe, pois ela não estava lembrando de coisas que acabara de fazer e perguntando (sem cansar) as mesmas coisas! Fisicamente estava bem, com todos os reflexos (menos mal), mas com sua memória, estava acontecendo algo! Foram feitos todos os exames possíveis, como sangue, coração e ressonância, e todos não acusaram alteração. Mas, assim mesmo, teve que ficar internada para saber de fato que tinha acontecido, pois a sua confusão mental ainda persistia. Enfim, ela foi diagnosticada com Amnésia Global Transitória, mais conhecida como TGA, da qual nunca ouvi falar.... mas que após pesquisas e informações da meurologista, vem a ser:



Amnésia global transitória (TGA) é um tipo específico de desordem da memória caracterizada por episódios súbitos de amnésia anterógrada grave que duraram várias horas.

Embora alarmantes para os pacientes e suas famílias, a amnésia é quase sempre benigna, raramente ocorrendo novamente, e quase nunca evoluindo para um completo acidente vascular cerebral.

Durante o ataque, não há sinais de confusão, alteração do nível de consciência ou apreensão nas atividades. Identificação pessoal do paciente permanece intacta como o motor, sensorial e ações reflexas. Embora pacientes geralmente lembrem das suas próprias identidades e possam reconhecer os familiares e até mesmo executar tarefas complexas, como dirigir um carro, muitas vezes são muito confusos e desorientados pelas suas imediações.

Geralmente há um alto nível de ansiedade, agitação. Os doentes vão perguntar incessantemente as mesmas perguntas, uma e outra vez, geralmente dentro de poucos minutos após ter recebido uma resposta. Eles questionarão as suas circunstâncias imediatas que geralmente são por natureza orientar, por exemplo: "Que horas são?", "Onde estamos indo? ',' Quem está com eles?" ou "O que está acontecendo?". No entanto, uma vez que é dito, eles esquecem de responder imediatamente, e repetem a pergunta novamente. Esta perturbação é, normalmente, óbvia para quem está testemunhado, mas não para os próprios pacientes.

Aspectos clínicos

Pacientes mantém-se alertas e comunicativos, sem perda de identidade pessoal, contudo, eles experiênciam impressionante perda de memória para os acontecimentos recentes e uma diminuída capacidade de reter novas informações. Uma vez que os doentes não podem fixar novas memórias durante o ataque, eles nunca serão capazes de lembrar o episódio em si. A TGA geralmente ocorre em pessoas de idade superior a 50 anos.


Os fatores precipitantes
Há várias situações precipitantes, tais como nadar em água fria, tomar uma ducha quente, relações sexuais, dor, stress emocional, angiografia, atividade física, e conduzir ou andar de automóvel. Um fator muitas vezes remoto pode ser notado nas semanas antes da TGA, a ansiedade,  resultante do conflito em casa ou no trabalho, problemas de saúde ou financeiros. Sintomas associados são essencialmente limitados a dor de cabeça, náuseas e vômitos.
Tratamento e Prognóstico

Amnésia global transitória é uma doença benigna que não requer nenhum tratamento além da educação, a explicação, tranqüilização e apoio psicológico aos pacientes e seus familiares. A TGA,  embora pareça ser ameaçadora, não é uma antecessora de um acidente vascular cerebral e, além disso, a taxa de recorrência de eventos futuros amnésicos é muito baixa especialmente quando a apresentação dos critérios de pureza preenchem a TGA. Como as recidivas são raras, inúmeras reavaliações geralmente não são indicadas.

Depois de ler o artigo e certificar que quase tudo que contém nele, tinha acontecido exatamente com minha mãe, fiquei uma pouco mais aliviada, apesar de não descartar a realização de outros exames mais detalhados, para confirmar o diagnóstico apresentado. Desejo que não venha a acontecer este episódio com ninguém, mas vale a pena conhecer e saber que pode acontecer com qualquer um.

Então, você ou alguém que você conheça, já passou por isto???


Um lindo final de semana!
bjokassssssssssssssssssssss



Fonte:Amnésia global transitória - Uma revisão. Raj Shekhar. Int J Clin Pract 62 (6) :939-942, 2008.
Traduzido e Adaptado por Paulo R. S. De Bittencourt

17 comentários:

  1. Graças a Deus sua mãe já está bem... Muito bom o post,como sempre o blog Dmulheres está de parabéns, pois sempre abordar assuntos atuais e que nos auxilia no dia a dia.
    Um beijo
    Alexsandro Andrade

    ResponderExcluir
  2. Sheila
    Me lembro de já ter lido sobre isso, mas não retive a informação (será que já era TGA?).
    Que coisa heim? Mas o importante é que ela está bem.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Sheila. Que susto, hein? Mas e agora, Tânia está bem? Ela se lembra do que aconteceu? Imagino o seu desespero. Beijos. Julio

    ResponderExcluir
  4. Nunca havia ouvido cometários a respeito...

    ResponderExcluir
  5. Nossa Sheyla, que transtorno.
    Graças que agora está tudo bem.

    Também não conhecia essa doença.

    Xeros

    ResponderExcluir
  6. Vi seu blog na galeria de blogs e vim te conhecer!
    Melhoras parta sua mãe!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  7. oi sheylinha! nunca ouvir falar,imagino que susto vc passou com sua mãe?? mas graças a Deus ta tudo bem,desejo melhoras.É interessante vc trazer essa situação , e tambem pesquisar sobre o assunto dessa doença,assim pessoas que nunca ouviram falar passarão a conhecer..Bjokasss

    ResponderExcluir
  8. Olá Sheyla, obrigada pela visita ao ETERNO. Imagino o susto que levou com sua mãe, a perda da memória é sempre assustadora e deixa a todos da família desnorteados. Espero que ela já esteja melhor. Tenha uma linda semana!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Imagino que deve ter sido bem assustador. Não conheço ninguém que tenha passado por tal experiência!

    bjin!

    ResponderExcluir
  10. Sheyla obrigado pela visita. Também estou te seguindo!

    bjin!

    ResponderExcluir
  11. nossa que susto em?! mas graças a Deus que tua mãe esta melhor.

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Sheyla, tudo bem???

    Meu pai passou por isso há uns anos atrás!!! De uma hora para a outra, começou a repetir a pergunta: "Que dia é hoje???"

    Ficamos desesperadas e saimos com ele para um médico.... fizeram todos os exames, e nada!!! O médico falou que era um estress forte que havia causado isso!

    Um baita susto, né? Mas nunca mais...

    Que bom que sua mãe está melhor...

    Beijos querida

    ResponderExcluir
  13. Olá Sheila, retribuindo a visitinha... Muito obrigada por passar e seguir o meu cantinho...
    Adorei o seu blog e já estou seguindo!!!

    Seja bem vinda lá no Perfumania...
    Bjs!!!

    http://perfumesdapam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Pan,
    Obrigadão mesmo por vc fazer parte agora da mesma blogosfera!
    Volte sempre e sinta-se à vontade!!!
    Seu blog já faz parte do meus do coração!
    bjokassss

    ResponderExcluir
  15. Sheyla,

    Eu tive Amnesia global transitória no 1ª dia deste ano. Fui a praia (Barra/RJ) para dar um mergulho no mar e a água estava muito fria. Quando estava voltando com o meu marido, não me lembrava de mais nada. Não sabia se meu filho estava conosco, e comecei a perguntar sempre a mesma coisa. Depois de algumas horas comecei a me lembrar, porem não lembro do que fiz alguns momentos antes e após o banho. Realizei todos os exames tomografia, ressonancia, sangue e não deu nada. A médica fará novos exames, para refinar o diagnóstico.É desesperador!! Não desejo para ninguem o que passei!!Estou um pouco insegura, mas o fato de saber experiencias de outras pessoas,como ocorreu com a sua mãe, começo a entender melhor.

    Beijos e feliz 2012.

    ResponderExcluir
  16. Oie Sheyla, meu pai acabou de ter esse mesmo problema. E lendo o que vc colocou me identifiquei muito pois ele se comportou exatamente como descrito. O levei ao hospital e lá ficou internado por 2 dias mas mesmo fazendo exame de sangue, testes para medir a força e tal, tomografia, eco doppler da carotida e coração, foi diagnosticado com uma isquemia transitoria. Não estou achando que tenha sido propriamente uma isquemia mas sim uma amnesia global transitoria, eu estava ao lado dele quando começou.

    ResponderExcluir
  17. Oie Sheyla, como está sua mãe, espero que muito bem!

    Vim relatar minha experiencia, que por sinal me deixou maluca!!

    Meu pai acabou de ter esse mesmo problema. E lendo o que vc colocou me identifiquei muito pois ele se comportou exatamente como descrito. O levei ao hospital e lá ficou internado por 2 dias. Mesmo fazendo exame de sangue, testes para medir a força e tal, tomografia, eco doppler da carotida e coração, foi diagnosticado com uma isquemia transitoria, MESMO NAO APARECENDO NADA NOS EXAMES. Não estou achando que tenha sido propriamente uma isquemia mas sim uma amnesia global transitoria, eu estava ao lado dele quando começou.

    ResponderExcluir

Olá!
Fico feliz com sua visita e não saia sem deixar seu comentário.
Bjokas,Sheyla.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...