BURNOUT

BURN = queima  +  OUT = exterior


É também chamada de síndrome do esgotamento profissional e tem a ver com a dedicação exagerada à atividade profissional, culminando com o desejo de ser sempre o melhor no que faz e querer demonstrar o mais alto desempenho em tudo.

Seus sintomas são: dores de cabeça, tonturas, tremores, muita falta de ar, oscilações de humor, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, problemas digestivos, além de que esse tipo de estresse ataca física e emocionalmente, passando a apresentar um comportamento agressivo e irritadiço.  

Profissionais mais atingidos: professores, bancários, taxistas, controladores de tráfego aéreo, engenheiros e músicos, parecem ter mais tendência ao burnout do que outros profissionais. Além de: psicólogos, carcereiros, assistentes sociais, comerciários, atendentes públicos, funcionários de departamento pessoal etc.

Enfim, profissionais que interagem de forma ativa com pessoas, que cuidam ou solucionam problemas de outras pessoas, que obedecem técnicas e métodos exigentes, fazendo parte de organizações de trabalho submetidas à avaliações.



Dando ênfase a  burnout de professores, ela se inicia com  uma exaustão física e emocional que começa com um sentimento de desconforto e pouco a pouco aumenta à medida que a vontade de lecionar gradualmente diminui, há ausência de alguns fatores motivacionais como energia, alegria, entusiasmo, satisfação, interesse, vontade, sonhos para a vida, ideias, concentração, autoconfiança e humor.
O que pode ser feito para amenizar os sintomas: realizar atividades de relaxamento; organizar o tempo e decidir quais são as prioridades; seguir dieta equilibrada ou balanceada e fazer exercícios;discutir os problemas com colegas de profissão e procurar ajuda profissional na medicina convencional ou terapias alternativas.


Alguém já ouviu falar dessa síndrome??  Aconteceu com alguém??? 
bjokasssssssssssssssssss












10 comentários:

  1. nossa, ja ouvir falar de pessoas que sao obsecadas pelo trabalho, que esquecem dos familiares etc.. mas conheço pessoas com esses sintomas burnout,suas postagens sheylinha sempre otimas nos despertando curiosidade e conhecimento.
    bjokasssss amiga

    ResponderExcluir
  2. Oi Sheyla, os sintomas dessa síndrome andam cada dia mais comuns, infelizmente!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Sheyla,conheço vários casos relacionados a sindrome de
    BURNOUT, trabalhei em uma empresa de call center e muitos colegas foram afastados de suas atividades devido a esse problema.Muito legal o post,pois auxilia a identificar os sintomas da Sindrome de BURNOUT,orientar amigos, colegas e familiares.
    Bjs
    Alexsandro Andrade.

    ResponderExcluir
  4. Olá Sheyla, adorei o blog e já estou te seguindo!!!
    Já ouvi falar sim, no curso tecnico em enfermagem a gente tem uma cadeira de psicologia e essa síndrome a gente viu sim.
    Xeros e obrigada pela visita!!!

    ResponderExcluir
  5. Credooooo!!! Eu tô com isso!!! Me encaixo num monte de sintomas...
    Amei seu blog e já estou seguindo....
    E muito obrigada pelos elogios as minhas mãos...rsrs
    Bjussss...
    http://almaruiva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Querida, tenho certeza que os profissionais de telecomunicações e os tecnologia da informação sofrem dessa "síndrome do pânico profissional" !
    Eu vivencio 30 anos de TI dos quais 12 anos de telecomunicações, dos quais 6 anos sendo responsável pela emissão de milhões de reais em faturas das contas de telefone dos clientes a nivel Brasil. Dormir? o que era isso? Um dia de trabalho sem stress, isso existe? Agendas cumpridas conforme o planejado? será que é possível, por melhor que seja em gestão de tempo e de prioridade! De verdade é uma escola, mas sabe como eu consegui virar o jogo dessa síndrome? ProjetandoPessoas! rsrsrs criei o blog para compartilhar vivências e repensar a vida! bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela presença no Blog Luz!! Fique sempre a vontade!!
    Por aqui eu fico também!!

    Tenha um Belo Fim de Semana!!
    Paz e Luz!!

    ResponderExcluir
  8. Oi querida,o que mais gosto em ter meu blog é esse retono de vcs....cada postagem que coloco,penso muito em vcs, faço com amor....e adoro que tenho retorno....adoro tocar as pessoas, assim como as mensagens me tocam...bjs no coração!

    ResponderExcluir
  9. Sheila
    Muito estressante esse post rsrsrsrsrs e eu sai do banco antes que isso me atacasse.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Pessoas
    Obrigada pelos excelentes comentários e pela visita no DM.. Voltem sempre!!!
    bjokas a todasssss

    ResponderExcluir

Olá!
Fico feliz com sua visita e não saia sem deixar seu comentário.
Bjokas,Sheyla.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...